Concais mantém operações seguras durante missão GLO

Por Santa Portal em 13/11/2023 às 16:04

Divulgação/APS
Divulgação/APS

Até maio do ano que vem, 917 mil passageiros passarão pelo Concais, no Porto de Santos. As operações ocorrerão normalmente, mesmo durante a missão de Garantia de Lei e da Ordem (GLO), que deve reunir militares e autoridades no cais santista. Isto será possível graças ao alinhamento entre diversos órgãos e os investimentos em segurança realizados nos últimos 25 anos pelo terminal, que somam R$ 30 milhões.

Desde segunda-feira (6), 535 militares atuam no Porto de Santos com o objetivo de coibir o tráfico internacional de drogas e armas por via marítima. As ações são realizadas tanto em linha d’água como nos acessos terrestres. Porém, os embarques e desembarques não serão impactados e todas as 152 escalas de navios de cruzeiros serão realizadas até 3 de maio no Concais.

O terminal de passageiros conta com equipamentos, câmeras e atualizações de softwares para garantir a segurança das operações e dos turistas. Apenas neste ano, foram investidos cerca de R$ 4,1 milhões com esse foco.

Com isso, o Concais faz a sua parte no combate ao crime e utiliza a tecnologia para flagrar contrabando de armas, materiais explosivos, além da comercialização de drogas. É obrigatório que todos os passageiros e tripulantes passem pela inspeção de malas de mão, detector de metais e, quando necessário, revista pessoal. Tudo isso acontece antes do embarque no navio, nos salões do terminal, equipados com escâneres, câmeras e seguranças.

A inspeção de malas é um dos procedimentos mais importantes nesta etapa da segurança, já que, em grande parte, os produtos ilícitos são escondidos. O salão de recebimento de bagagens é totalmente alfandegado e 100% das malas são escaneadas.

Em diversas ocasiões, o sistema de monitoramento também auxilia na identificação de pessoas com restrições de embarque com mandado de prisão. Esta tecnologia ganha ainda mais importância nos dias em que o Concais recebe três navios simultaneamente, quando são atendidos 32 mil passageiros e mais 2,5 mil tripulantes de cruzeiros.

Certificações

Primeiro terminal de passageiros certificado pelo Isps Code no Brasil, com infraestrutura complexa, o Concais é dotado de protocolos de segurança que seguem rigorosamente o Plano de Segurança aprovado pela Cesportos/Conportos, com normas internacionais obrigatórias – Isps Code, que trata da interface dos navios e das instalações portuárias que previne embarque de explosivos entre outros.

Além de ter o certificado de segurança portuária, o terminal é também um recinto totalmente alfandegado e, portanto, atende todas as determinações da Portaria RFB nº 143/2022, da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.