Comitê da ABDM e Unisanta se reúnem para planejar VI Congresso de Direito Marítimo

Por Guilherme Esron em 05/05/2023 às 16:00

Allanis Rebelo/Santa Portal
Allanis Rebelo/Santa Portal

O VI Congresso Brasileiro de Direito Marítimo e Portuário da ABDM acontecerá nos dias 17 e 18 de agosto. Nesta sexta-feira (5), o Comitê da Associação Brasileira de Direito Marítimo e Portuário (ABDM), se reuniu com a Universidade Santa Cecília (Unisanta) para planejar a edição deste ano.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Sistema Santa Cecília de Comunicação é parceiro da ABDM na organização do congresso e sediou a reunião desta sexta-feira. Estiveram presentes na conversa o Diretor Geral do Sistema Santa Cecília de Comunicação, Marcelo Teixeira Filho, o Presidente da Associação Brasileira de Direito Marítimo Portuário (ABDM), Marcelo Sammarco, a Professora de Direito Marítimo e Portuário e de Direito Internacional do curso de Direito da Universidade Santa Cecília, Cristina Gontijo e o Desembargador do Tribunal de Justiça de SP (TJSP) e Diretor do curso de Direito da Unisanta, Fernando Akaoui.

Sammarco destacou a grande interação entre a Autoridade Marítima Portuária e as autoridades do segmento e ressaltou a parceria com o Sistema Santa Cecília de Comunicação.

“Através do congresso, tivemos uma grande interação entre a autoridade marítima portuária e autoridades do segmento, envolvendo também a academia e ressaltando também a importância e a presença do Santa Cecília nesse evento como um parceiro nosso e a cada ano isso vai aumentando e vai ganhando mais força”, explicou Marcelo Sammarco.

Para a professora Cristina Gontijo, o congresso é um elo importante entre a ABDM e os alunos de graduação e pós-graduação. Além disso, comentou também sobre o possível posicionamento do Brasil no cenário geopolítico mundial.

“Muitas mudanças aconteceram de um ano para cá e tenho certeza que a pauta de importações e exportações será muito discutida até por conta da questão do Brasil, no cenário geopolítico mundial quem vem sendo muito discutido. De qual lado o Brasil vai ficar, quais as tratativas que vai tomar daqui para frente com outros países. Além de fazer a interface, sem esquecer de mencionar a academia. O elo desse congresso com a academia, os alunos, preparando os alunos na graduação com os da pós-graduação para essa nova realidade, para o mercado de trabalho marítimo e portuário”, disse Cristina.

Os estudantes também foram citados pelo diretor do curso de Direito da Unisanta, Fernando Akaoui. Segundo o desembargador, esse congresso vai agregar conhecimento para os alunos que pretendem entrar no mercado de trabalho.

“Esse congresso reúne algumas das maiores autoridades do setor. Tanto na área jurídica quanto na área técnica que vão debater temas de extrema relevância para o presente e para o futuro dos portos brasileiros. Para o estudante é sempre uma oportunidade de crescimento acadêmico e agregar conhecimento para se direcionar para o mercado de trabalho. E para os que já estão inseridos, é a oportunidade de discutir com as autoridades mais relevantes do setor, temas extremamente sensíveis, atuais e que vão poder direcionar ações e outras com aqueles que já estão trabalhando no setor”, completou Akaoui.


Foto: Allanis Rebelo/Santa Portal

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.