Comércio de Santos já pode solicitar selo 'pet friendly'
Por Santa Portal em 07/12/2022 às 21:00
Hotéis, pousadas, bares, restaurantes e comércio em geral já podem conquistar o primeiro selo ‘pet friendly’ da Baixada Santista. A Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) de Santos lançou nesta quarta-feira (7) o selo ‘Estabelecimento Amigo dos Animais’.
Empresários interessados em conquistar a certificação em seu estabelecimento devem acessar o hotsite (clique aqui para acessar), onde estão requisitos (confira os principais abaixo) e dicas de como receber bem os pets.
Um botão na página encaminha para um questionário que o dono do comércio deve responder. Com as respostas, uma equipe técnica da Seectur vai analisar as condições do local. Há prazo de dez dias corridos para a concessão ou não do ‘Estabelecimento Amigo dos Animais’.
O hotsite também apresenta conteúdo relevante para os tutores dos animais, como dicas sobre um passeio tranquilo com seus bichinhos e indicação de locais onde eles são bem recebidos (futuramente haverá divulgação dos estabelecimentos que conquistarem o selo).
Novos clientes
De acordo com Patricia, dona da consultoria ‘Eu, Você e os Pets’, é essencial que os estabelecimentos comerciais sejam cada vez mais pet friendly, já que os donos enxergam os animais como filhos e membros da família. “O pet é o mais novo cliente a conquistar”.
Abordando especificamente o turismo, Patricia demonstrou pesquisas indicando que 82% dos brasileiros pretendem viajar com seus animais (Hoteis.com); 46% dos viajantes brasileiros afirmam que locais pet friendly se destacam na hora de suas reservas, percentual acima da média global de 31% (Booking.com). E, no ano passado, a plataforma Airbnb Brasil inseriu a opção nas buscas “com animais de estimação” e, em dois meses, hospedou mais de 450 mil pets.
O secretário de Meio Ambiente, Marcos Libório, saudou a novidade e disse que o esforço da Prefeitura é diário para que os pets sejam recebidos bem em todos os lugares. “É muito importante que haja sensibilidade para perceber essa realidade. Sabemos o espaço que os animais ocupam nas famílias”.
Confira os requisitos para receber o selo
- Oferecer conforto, segurança e bem-estar para o pet
- Equipe e local preparados para receber o pet e sua família
- Sinalizar áreas que são permitidas ou não à presença do pet
- Informar quais são as orientações, condições