Comerciantes da Baixada Santista projetam aumento nas vendas no Dia dos Pais
Por Marcela Ferreira em 07/08/2021 às 13:14
Os comerciantes de Santos veem com otimismo a chegada do Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo (8). O aumento nas vendas é esperado entre a categoria, principalmente entre os restaurantes, que planejam promoções especiais para a data e veem com bons olhos a flexibilização de horários para o funcionamento do comércio pelo Plano São Paulo.
Luiz Carlos da Fonseca Neves é proprietário de um restaurante dentro de um shopping em Santos. Ele conta que, em relação à semana do Dia dos Pais, já percebeu aumento no movimento. “A semana começou nos surpreendendo, aumentou o movimento em 30% já desde segunda-feira. Desejamos que o final de semana seja igual ou superior em porcentagem do que é um final de semana normal”.
Com a possibilidade de abrir por mais horas, por conta da flexibilização do Plano São Paulo, o comerciante está animado para receber mais clientes nos próximos dias, em especial no Dia dos Pais. “O horário do shopping já voltou ao normal, e notamos também que muitas pessoas que estavam confinadas, dentro de suas casas, já começaram a sair. Reparamos que muitos falam ‘olha, faz um ano que eu não venho’, então os clientes já estão voltando”, comemora.
“Acreditamos que, quando a capacidade atingir 100%, o movimento vai voltar ao normal, mas essa semana do Dia dos Pais está sendo um divisor de águas”, conta o comerciante. Para atrair ainda mais clientes, uma aposta são as promoções no restaurante. “Entramos em agosto sabendo que viria a semana do Dia dos Pais, e colocamos descontos de até 30% para que possa alavancar ainda mais o movimento”.
Gabriel Cicone, que também é proprietário de um restaurante em Santos, também notou aumento nas vendas durante a semana, mostrando que esta é uma tendência antes do feriado. Ele ainda aposta na decoração para atrair o público. “Já melhorou bastante para a gente, principalmente de dois meses para cá. A gente sempre proporciona o ambiente temático, decorado, fazendo da casa por si só um atrativo”.
“Também sempre lançamos novidades, porque o mercado da gastronomia, hoje em dia, não pode ser arroz com feijão. A gente lançou o festival que está sendo o maior sucesso, além da noite do foundue e festival de caldos e sopas”, diz sobre os atrativos para o Dia dos Pais.
Cicone diz que é nítida a melhoria na economia local. “A gente já sentiu a volta das pessoas, principalmente no período da noite. Com o avanço da vacinação, as pessoas deixaram de sentir tanto o medo, e o público está voltando”.
Setor varejista
Segundo estimativas da CNC (Confederação Nacional do Comércio), até o final do ano o segmento deve registar um crescimento de 3,9%. Com o Dia dos Pais se aproximando, a expectativa de aumento do faturamento também é grande.
Ainda segundo o CNC, entre as opções mais procuradas de presentes para os pais, estão eletrônicos, equipamentos esportivos, calçados, itens de vestuário, bebidas, videogames, instrumentos musicais e perfumes. A tributação pode chegar a 78% segundo dados IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação).
Baixada Santista
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista (Sincomércio-BS), Omar Abdul Assaf, afirmou que as vendas do Dia dos Pais podem ser até 5% maiores do que no mesmo período do ano passado.
“Vai ser uma das primeiras datas comemorativas em que vamos estar com o comércio praticamente todinho aberto, então, nossa expectativa aqui é de pelo menos 5% a mais de vendas, podendo ser até mais por conta das liquidações de inverno”, afirmou.
Segundo projeção realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), agosto deve apresentar um aumento de vendas de até 14,2% acima do registrado no mesmo período do ano passado. Mas, ao contrário das projeções para a Baixada Santista, essa previsão de alta, no entanto, não está relacionada à data comemorativa.
Normalmente, a sazonalidade de agosto é inexpressiva no varejo estadual, com crescimento médio mensal ao redor de 2%, que deve ser a variação em relação às vendas do mês de julho.
Para o Sincomércio-BS, a data deve fazer a diferença para o comércio da Baixada, mesmo com agosto sendo tradicionalmente um mês de pouco movimento.