04/11/2014

Comandante da PM fala sobre Operação Verão 2014/2015

Por Gilda Lima/Colaboradora em 04/11/2014 às 19:02

SANTOS – Em visita ao Sistema Santa Cecília de Comunicação para participar do Jornal Enfoque, o coronel da Polícia Militar Ricardo Pereira de Jesus, comandante do Policiamento Ostensivo da Baixada Santista e Vale do Ribeira, falou com a equipe do #Santaportal sobre as expectativas para a temproada de verão que começa a partir de dezembro e também como será a Operação Verão 2014/2015.

Com 19 dias a mais em relação ao verão anterior, a operação para esta temporada de grande número de pessoas buscando lazer nas cidades da Baixada Santista terá início em 26 de dezembro e segue até 28 de fevereiro de 2015, abrangendo também o período do Carnaval.

“O foco da Operação Verão é proteger os cidadãos da Baixada Santista e também do Estado de São Paulo, à medida que procuram a região litorânea para passar as suas férias, por meio de ações e policiamento”, explicou o comandante.

Com o objetivo de evitar arrastões e crimes frequentes que acontecem orla da praia, serão encaminhados 1.842 policiais militares para aturem diariamente neste período. Das 23 cidades do litoral paulista, 11 receberão esse efetivo, com isso aumentando a segurança na Baixada Santista.
“Essas ações de policiamento ostensivo preventivo na orla da praia receberão intensificação por conta dessa maior presença de pessoas, tanto os moradores da Baixada Santista como os turistas que vêm para a região”, analisou.

As equipes também serão auxiliadas por 134 viaturas e 500 rádios comunicadores, além de caminhões equipados com câmeras para filmagem em tempo real. “Nós pretendemos, junto ao comando da PM, que estes equipamento venham com algumas unidades, como aconteceu na primeira experiência dessa aplicação, dessa inovação. Um novo recurso da Segurança Pública do estado de São Paulo,”, declarou o comandante sobre a novidade.

Esses caminhões são equipados com câmeras para filmagem em tempo real, com telescópio que eleva bastante a altura de atuação dessas câmeras permitindo que elas peguem distância de até 8 km. “Isso permite aumentar o grau de atuação da polícia, à medida que a visualização dos locais com maior concentração de pessoas podem nos ajudar a identificar indivíduos, agressores da sociedade, que tentarão praticar crimes, então a identificação antecipada da ação e movimentação aumenta a efetividade da ação policial”, concluiu.

BAEP
O Batalhão de Ações Especiais também atuará na região metropolitana da Baixada Santista com mais intensidade nas estradas e em Cubatão. Apesar de ser a porta de entrada da Baixada Santista, Cubatão não receberá policiais militares, mas terá atenção voltada para as estradas. “O BAEP participará intensamente da Operação Verão, sobretudo na região da cidade de Cubatão. A presença nas nossas estradas também e em áreas consideradas críticas”.

“Sobre a atuação do BAEP, estamos planejando operações antecipadas, bem antes do início da Operação Verão, identificando os locais críticos. Como nós estamos recebendo demandas de Cubatão, é uma preocupação da população do local. Nós já estamos identificando os locais críticos e essas operações serão semanais até o desencadeamento da Operação Verão”, finalizou ocoronel da Polícia Militar Ricardo Pereira de Jesus.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.