14/10/2015

Com Willian, duas vezes, e Ricardo Oliveira, Brasil bate Venezuela e pontua pela 1ª vez

Por Juan Reol/#Santaportal em 14/10/2015 às 10:12

SELEÇÃO BRASILEIRA – Já era esperada uma vitória do Brasil sobre a Venezuela, mesmo após o “sufocante” 2 a 1 na Copa América 2015, quando a Seleção Brasileira terminou a partida toda atrás e com sete zagueiros em campo. Mas o que se viu na Arena Castelão, em Fortaleza (CE), no jogo válido pela 2ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo Fifa Rússia 2018, na noite de quarta-feira (13), foi um triunfo convincente. E brasileiros “vendo uma luz no fim do túnel” em relação à qualidade técnica “esquecida”. Resultado final foi de 3 a 1 para o time da casa, com gols de Willian, duas vezes, e Ricardo Oliveira. Christian Santos descontou para os visitantes.

Após a má estreia brasileira nas Eliminatórias, com derrota por 2 a 0 para o Chile e, pior, um péssimo futebol apresentado em Santiago, o Brasil teve rápida recuperação para, pelo menos, figurar entre os primeiros colocados. Com os 3 pontos conquistados, a Seleção Brasileira é agora a 5ª colocada. Uruguai, Equador e Chile, 100% em dois jogos, são os primeiros colocados.

Entendendo que a Seleção havia feito uma péssima estreia, o técnico Dunga fez três importantes mudanças para o confronto contra a Venezuela. Saíram o goleiro Jefferson, o zagueiro David Luiz (que se machucou no primeiro jogo), o lateral-esquerdo Marcelo e o atacante Hulk para as entradas de Allison, Marquinhos, Filipe Luís e Ricardo Oliveira. Além das “novas peças”, o Brasil mudou também sua postura em campo, principalmente com os volantes Luiz Gustavo e Elias “liberados” para atacar.

E justamente com o meio de campo mais participativo no ataque, saiu o primeiro gol em Fortaleza. Aos incríveis 36 segundos de jogo, Luiz Gustavo roubou a bola, que sobrou para Willian. O meia do Chelsea-ING invadiu a área pela direita e chutou sorte. A bola entrou com muita ajuda do goleiro Alain Baroja, que foi com “mão de alface” no lance. 1 a 0 Brasil.

Bem ofensiva, diferente do que se viu contra a mesma Venezuela na Copa América 2015, a Seleção Brasileira pressionou bastante, sempre chegando ao ataque. Embora não recebesse boas jogadas, Ricardo Oliveira incomodava a defesa adversária e, marcado, abria espaços aos companheiros. E, aos 41 minutos, ainda na primeira etapa, Willian, sem dúvidas o melhor brasileiro em campo, ampliou. Filipe Luís fez bela jogada e cruzou rasteiro. Oscar fez belo “corta luz”, deixando o meia livre para mandar novo chutaço, dessa vez indefensável. 2 a 0 Brasil.

A Venezuela descontou aos 19 minutos do segundo tempo com Christian Santos, que apareceu “esperto” quando a defesa brasileira falhou; O tento contra vez o torcedor brasileiro ficar apreensivo, já imaginando que Dunga retrancaria o time para garantir o resultado.

Mas o técnico brasileiro surpreendeu e promoveu Lucas Lima ao posto de Oscar, muito mal, de novo, e que deixou o campo muito vaiado. O jogador do Santos FC-SP fez tudo que o torcedor quer ver, com boas jogadas de ataque e, melhor, bom entrosamento, sem sentir o peso da camisa verde-amarela.

E logo aos 28 minutos o momento mais aguardado pelo fã do futebol. Douglas Costa, até então muito apagado na partida, fez jogada de velocidade pela esquerda e cruzou. O artilheiro do Brasil com 30 gols, um centroavante nato, estava bem posicionado na pequena área e, após “furo” do beque, mandou de cabeça para o fundo das redes. Após 10 anos e com muitos méritos, Ricardo Oliveira, que reencontrou seu bom futebol em 2015 ao voltar para o Peixe, voltou a marcar pelo Brasil. 3 a 1 e fim de papo.

A Seleção Brasileira tem mais dois desafios válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2018 na temporada 2015. O primeiro será contra a Argentina, clássico mundial que acontece no dia 13 de novembro, em Buenos Aires. Depois o Brasil recebe o Peru em Salvador (BA) em 17 do mesmo mês. A convocação para mais estes dois jogos acontece no dia 22 de outubro. Ao todo serão 18 rodadas.

Eliminatórias da Copa do Mundo Fifa Rússia 2018
Brasil 3 x 1 Venezuela
Data: 13/10/2015, às 22 horas
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Público: 38.970 / Renda: R$ 2.722.220,00
Arbitragem: Darío Ubriaco (Uruguai), auxiliado por Carlos Pastorino (Uruguai) e Nicolás Taran (Uruguai)
Cartões amarelos: Douglas Costa (Brasil) / Oswaldo Vizcarrondo, Roberto Rosales e Arquímedes Figuera (Venezuela).

Gols: Willian (36seg/1ºT) e (41min/1ºT) e Ricardo Oliveira (28min/2ºT) (Brasil) / Christian Santos (19min/2ºT) (Venezuela).

Brasil: Alisson; Daniel Alves, Miranda, Marquinhos e Filipe Luís; Luiz Gustavo, Elias, Oscar (Lucas Lima), Willian e Douglas Costa (Kaká); Ricardo Oliveira (Hulk). Técnico: Dunga.

Venezuela: Alain Baroja; Roberto Rosales, Oswaldo Vizcarrondo, Fernando Amorebieta e Gabriel Cíchero; Tomás Rincón, Alejandro Guerra (Arquímedes Figuera), Christian Santos, Luis Seijas (César González) e Ronald Vargas (Jhon Murillo); José Rondón. Técnico: Noel Sanvicente.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.