Com história repleta de glórias e grandes craques, Vila Belmiro comemora seu centenário

Por #Santaportal em 12/10/2016 às 17:23

FUTEBOL – No dia 12 de outubro de 1916, o Santos Futebol Clube inaugurava sua praça de esportes numa área de 16.650 metros quadrados, localizada no bairro da Vila Belmiro (antiga Vila Operária) entre as ruas Abolição (Princesa Isabel), Guarani (José de Alencar), Tiradentes e D. Pedro I. O que não se podia imaginar é que este estádio se tornaria um dos maiores templos do futebol mundial.

Fora da capital paulista, o Santos começou a se tornar grande justamente pela força de seu caldeirão. Na Vila, vários jogadores históricos marcaram época: de Pelé a Neymar, o Peixe fez do Estádio Urbano Caldeira a sua fortaleza, aliada nas grandes vitórias e temida pelos seus adversários.

No último sábado (8), o Santos comemorou oficialmente o centenário da Vila Belmiro. O time alvinegro empatou com o Benfica (Portugal), por 1 a 1, em amistoso internacional, que foi transmitido ao vivo pela Santa Cecília TV.

Compra do terreno
A compra desse terreno foi assinada no dia 23 de junho de 1916, na gestão do presidente Agnello Cícero de Oliveira. Na época, a área pertencia à Companhia de Habitações Econômicas.

A diretoria antecipou as prestações cujo prazo final era de 10 anos, liquidando a dívida em 1922 e pagando a mais 35 contos de réis. A área anterior pretendida situava-se no local onde hoje está o imóvel da Beneficência Portuguesa e pertencia ao sr. Oswaldo Sampaio e que não foi adquirida devido ao fato do proprietário não ter a escritura definitiva do terreno.

Em 22 de maio de 1989, houve a confirmação da posse definitiva do terreno e o registro da escritura foi feito no 3º Cartório de Notas de Santos. A escritura original redigida a mão, datada de 1922, foi registrada na 1ª Comarca de Santos. O estádio recebeu o nome do patrono do clube – Urbano Vilella Caldeira Filho – em 24 de março de 1933, por indicação de Ricardo Pinto de Oliveira.

A inauguração da praça de esportes seria no dia 20 de agosto de 1916, mas devido ao falecimento do Dr. Álvaro de Oliveira Ribeiro, então vice-presidente do Alvinegro Praiano, a solenidade foi adiada para o mês de outubro. No dia da inauguração aconteceram várias partidas e brincadeiras entre os associados. Foi o adeus aos jogos nos campos situados na Ana Costa e Conselheiro Nébias.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.