06/08/2016

Com festa emocionante, Brasil abre oficialmente os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro

Por Santaportal e Agência Brasil em 06/08/2016 às 00:31

OLIMPÍADAS – Com muito brilho, alegria e emoção, o Brasil deu início aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Em uma festa que será lembrada por muito tempo, a cerimônia de abertura das Olimpíadas de 2016 deixou a todos que compareceram na noite desta sexta-feira (5) ao Maracanã e, também, o mundo maravilhados. Coube ao medalhista olímpico, o ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, a honra de acender a pira olímpica.

No total, 207 delegações participantes dos jogos olímpicos desfilaram – que representam 206 países e o time dos refugiados olímpicos.

O primeiro país a desfilar foi a Grécia, que tradicionalmente abre essa parte da cerimônia. Em seguida, as delegações começaram a entrar no palco montado no Maracanã em ordem alfabética. O Brasil foi o último a desfilar por ser a sede dos jogos.

Os atletas brasileiros entraram no Maracanã logo após o time olímpico dos refugiados, que compete representando a bandeira olímpica, e que foi bastante aplaudido pelo público.

Esta é a maior delegação brasileira na história das Olimpíadas, com 465 atletas. Os esportistas brasileiros entraram animados, cantando e dançando ao som de Aquarela do Brasil , encerrando o desfile das delegações de atletas.

Depois dos desfiles, os presidentes do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, e do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, discursaram ao público. O presidente da república em exercício, Michel Temer, também discursou rapidamente e, entre vaias, declarou os Jogos Olímpicos oficialmente abertos.

Na sequência, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Anitta se apresentaram, empolgando ainda mais o público no Maracanã e os atletas presentes nesta cerimônia histórica.

Por fim, era a vez da pira olímpica ser acesa. O campeão do tênis, Gustavo Kuerten, o Guga, e a ex-jogadora de basquete, Hortência, antecederam o ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima. Único brasileiro a receber a medalha Pierre de Coubertin do Comitê Olímpico Internacional (COI), dada para atletas que valorizam a competição olímpica mais do que a vitória e que é considerada uma honra elevadíssima atribuída pela entidade, e medalhista de bronze na maratona de Atenas (2004), Vanderlei foi o responsável pelo ápice da festa.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.