18/08/2022

Cidades da região se preparam para chegada de frente fria com mínima de 15ºC

Por Santa Portal em 18/08/2022 às 06:10

Carlos Nogueira/Arquivo Divulgação Prefeitura de Santos
Carlos Nogueira/Arquivo Divulgação Prefeitura de Santos

As cidades da Baixada Santista se preparam para uma queda brusca na temperatura prevista a partir desta quinta-feira (18). As cidades podem registrar mínima de cerca de 15ºC, de acordo com as prefeituras, devido à chegada de uma frente fria à região que deve durar até o fim de semana e também traz possibilidade de chuva e ventos mais fortes.

Em santos, a Defesa Civil explica que a mudança de condição climática é comum nesta estação, de acordo com o meteorologista Franco Cassol. 

“É uma situação que ocorre na nossa região antes de uma mudança climática, que no caso é a chegada da frente fria. Ficamos sob influência de uma massa de ar mais quente, com ventos de sentido noroeste, que são mais quentes e podem ser intensos, aumentando a temperatura”, explica.

Nos próximos três dias, quinta (18), sexta (19) e sábado (20), o volume de chuva esperado é entre 20 e 50mm. Na quinta-feira, a probabilidade é de 60%, de forma moderada. Na sexta, a chance será de 90%, também de forma moderada, e no sábado chega a 70%, de forma menos intensa.

“O que nos afetará será a passagem de uma frente fria que vai ser entre quinta e sexta, principalmente na parte da noite. Isso causa uma previsão de tempo com chuva, principalmente na sexta-feira. No sábado tem previsão de chuva fraca e o tempo melhora gradualmente ao longo dos dias”.

Ele também descartou que a Cidade sinta efeitos de passagem de ciclone pela região, como aconteceu na semana passada. “O ciclone extratropical é um fenômeno de baixa pressão atmosférica, cuja formação é mais frequente no sul do País. Na nossa região, não é muito comum. Desta vez, portanto, o sistema não vai nos afetar diretamente”.

Quanto às condições marítimas, o mar fica agitado a partir da noite desta quinta-feira, segundo o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta. Durante a frente fria, a maré chegará no máximo a 1,4m na Baía de Santos e no interior do Estuário. O pico deve ocorrer às 8h da manhã da sexta-feira, quando as ondas na Baía de Santos poderão alcançar 2,4m. Já por volta das 18h, devem alcançar até 2,2m. No sábado, a máxima será de 1,7m.

Segundo o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o fato de as ondas poderem alcançar mais de 2,0m na Baía de Santos, deixa a Cidade em estado de atenção. Porém, caso as previsões se concretizem, não há a possibilidade de alagamentos e grandes impactos nas estruturas urbanas costeiras do Município.

Cubatão

A Prefeitura de Cubatão também alertou aos moradores sobre o alerta da Defesa Civil do Estado, que comunicou que a frente fria deve trazer queda brusca nas temperaturas.

A Defesa Civil de Cubatão (Comdec) ressalta a importância de atenção especial com pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e aquelas em situação de rua, devido às baixas temperaturas previstas para a semana.

A cidade de Cubatão possui dois abrigos para pessoas em situação de rua, sendo, a Casa Abraço, com 30 vagas, que oferece banho e todas as refeições diariamente e, a Casa do Recomeço, com 10 vagas, que funciona a partir das 19h, somente para pernoitar. Para ser atendido e abrigado por uma das casas, o cidadão pode ir até o Centro Pop (Av. Dr. Fernando Costa, 1004) das 7h às 19h, onde passará por atendimento com assistente social e, consequentemente, será encaminhado para uma das casas.

Em relação aos riscos de forte ventania, a Comdec orienta que, antes dos vendavais, é essencial manter o telhado em boas condições de fixação; realizar poda das árvores que estiverem no quintal e, caso algum galho esteja próximo a rede elétrica, deve-se acionar a concessionária de energia. Já durante o vendaval, informa que é necessária a permanência em um local seguro até a diminuição do vento; certificar que portas e janelas estejam fechadas e não estacionar veículos próximos a árvores ou placas de segurança.

Para mais informações ou em casos de emergência, acionar a Defesa Civil pelo telefone 199. O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana. Para receber os boletins de alerta da Defesa Civil do Estado, os munícipes podem cadastrar o CEP da residência, trabalho, entre outros, pelo SMS 40199. O número de CEPs para cadastro é ilimitado.

O munícipe também pode acionar: Polícia Militar no 190, Corpo de Bombeiros no 193 e Samu no 192.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.