16/04/2020

Cidades da Baixada Santista aplicam vacinas contra a gripe na segunda etapa de campanha

Por #Santaportal em 16/04/2020 às 11:32

SAÚDE – A segunda etapa da campanha de vacinação contra a gripe está a todo vapor a partir de hoje.

Em nota, o Estado anunciou que está previsto o envio de 150 mil doses da vacina para a Baixada Santista, ainda esta semana, com a finalidade de reforçar os estoques para a continuidade da campanha de vacinação. “Até o momento, o Estado vacinou mais de 5,9 milhões de pessoas”, informa o texto. “A compra e envio das vacinas contra gripe aos Estados são responsabilidades do Ministério da Saúde. Consequentemente, à medida que os lotes chegam, SP redistribui para os municípios”.

As nove cidades da Baixada Santista foram consultadas a respeito do assunto. Itanhaém e Praia Grande não responderam até o momento. Assim que fizerem, serão incluídas nesta reportagem.

Santos
Pessoas com doenças crônicas, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários englobam o público-alvo da segunda etapa da campanha de vacinação contra a gripe, que começa hoje, das 7h30 às 16h, em 29 unidades de saúde de Santos (ver endereços abaixo).

Neste primeiro dia, a Prefeitura colocará à disposição 7 mil doses remanescentes da etapa anterior, visto que o Município ainda não recebeu doses para a cobertura deste novo público. O Departamento de Vigilância em Saúde (Devig) já solicitou ao Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), do Governo do Estado, e não teve retorno sobre a previsão de novo repasse.

São estimadas 107 mil pessoas nesta fase, sendo cerca de 15 mil trabalhadores portuários e caminhoneiros e 92 mil pessoas com comorbidades (doenças crônicas). A meta é vacinar, pelo menos, 90%, o que corresponde a 96.300. Funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade e internos da Fundação Casa também entram nesta fase.

?A segunda etapa é muito importante, pois os transportes de cargas estão sendo considerados serviços essenciais durante a pandemia da covid-19 como, por exemplo os caminhoneiros, além dos trabalhadores portuários?, ressalta a chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Ana Paula Valeiras.

As unidades seguem as estratégias de proteção para preservar os munícipes em tempos de pandemia da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Nos locais, são utilizadas áreas externas para a imunização, visando evitar aglomeração na parte interna.

Em algumas policlínicas, a vacinação é realizada por mais de uma equipe, para agilizar o atendimento. Além disso, os munícipes são orientados a manter distância de cerca de 1,5m entre si enquanto aguardam atendimento.

Metas da primeira etapa
A quarta-feira (15) foi o último dia da primeira etapa da campanha, que imunizou maiores de 60 anos, profissionais de saúde e equipes de segurança e salvamento em 30 policlínicas e em dois drive thru montados no estacionamento do Mendes Convention Center (Campo Grande) e na Policlínica do Rádio Clube.

Até agora, a Cidade vacinou 90.963 pessoas deste público desde o dia 23, quando a campanha foi iniciada. Com relação aos idosos, faltam 5.464 a serem imunizados para que o Município atinja os 90%. Vale lembrar que estas pessoas também podem ser vacinadas nas próximas etapas, caso ainda não tenham conseguido se imunizar.

Terceira fase
A terceira fase da campanha será de 9 a 22 de maio, envolvendo professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, puérperas (até 45 dias pós-parto), população indígena, pessoas acima de 55 anos e pessoas com deficiência.

A vacina não é indicada para pessoas com febre, as quais deverão adiar a aplicação até a melhora do quadro. Também não devem tomar as pessoas com alergia a ovo, histórico de anafilaxia ou que tiveram Síndrome de Guillain-Barré no período de até 30 dias após receber a dose anterior, necessitando de avaliação médica para liberação da dose.

Produzida pelo Instituto Butantan, a vacina protege contra os vírus influenza A (H1N1), A (H3N2) e B e leva cerca de dez dias para que o organismo produza os anticorpos para combater esses vírus. As doses são feitas de vírus inativos, fragmentados e purificados – ou seja, de forma alguma causam a doença.

Documentos
Para a vacinação, é preciso apresentar documento de identificação com foto (RG ou CNH, por exemplo) ou identificação profissional (trabalhadores da saúde). Também é recomendado levar carteira de vacinação e Cartão SUS, se tiver. Os caminhoneiros precisam apresentar a habilitação categoria C ou D e os trabalhadores portuários, registro funcional ou carteira profissional com foto; os pacientes com comorbidades, o comprovante médico da doença crônica.

Acamados
A vacinação de acamados (pessoas com mais de 60 anos e portadores de doenças crônicas, independentemente da idade), será realizada em domicílio neste fim de semana (18 e 19). Até esta terça-feira (15), mais de 2,8 mil pessoas tinham se inscrito. Pacientes assistidos pela Seção de Atendimento Domiciliar (Seadomi) e pelas unidades de saúde da família estão identificados e grande parte já foi imunizada.

Locais de vacinação
(Das 7h30 às 16h, nas unidades abaixo)

Policlínica Alemoa e Chico de Paula – R. Afonsina Proost de Souza s/nº, Alemoa

Policlínica Aparecida – Av. Pedro Lessa, 1.728

Policlínica Bom Retiro – Rua João Fraccaroli s/nº

Policlínica Campo Grande – Rua Carvalho de Mendonça, 607

Policlínica Embaré – Praça Coronel Fernando Prestes s/nº

Policlínica Gonzaga – Rua Assis Correia, 17

Policlínica Jabaquara – Av. Rangel Pestana, 475

Policlínica José Menino/Pompeia – Avenida Floriano Peixoto, 201

Centro de Saúde Martins Fontes – Rua Luiza Macuco, 40, Vila Mathias

Policlínica Morro Nova Cintra – Rua José Ozéas Barbosa s/nº

Policlínica Ponta da Praia – Praça 1º de Maio s/nº

Unidade de Cuidado do Porto – Rua General Câmara, 507, Paquetá

Policlínica Rádio Clube – Avenida Hugo Maia s/nº

Policlínica Vila Nova – Praça Iguatemi Martins s/nº

Policlínica Morro São Bento – Rua das Pedras s/nº

Policlínica Vila São Jorge e Caneleira – Rua Francisco Ferreira Canto, 351

Policlínica São Manoel – Praça Nicolau Geraigire s/nº

Policlínica Piratininga – Praça João de Moraes Chaves s/nº

Policlínica Vila Mathias – Rua Xavier Pinheiro, 284

Policlínica Valongo – Rua Prof. Maria Neusa Cunha s/nº – Saboó

Policlínica Caruara – Rua Andrade Soares s/nº – Área Continental

Policlínica Monte Cabrão ? Av. Principal s/nº

Policlínica Monte Serrat – Praça Correia de Melo s/nº

Policlínica Morro da Penha – Rua Três, 150

Policlínica Morro José Menino – Rua Doutor Carlos Alberto Curado, 77 A

Policlínica Morro Vila Progresso – Rua Três, casas 1 e 2 – Vila Telma

Policlínica Morro Santa Maria – Rua 10 s/nº

Policlínica Areia Branca – Rua Francisco Lourenço Gomes, 118

Policlínica Castelo – Rua Francisco de Barros Melo, 184

São Vicente
A Secretaria de Saúde de São Vicente recebeu mais 5 mil doses de vacina contra a gripe, o que possibilita atender à segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação, que começou hoje.

Nesta fase, o público priorizado será de motoristas de transporte coletivo, caminhoneiros, portuários, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. A estimativa é vacinar 90% das pessoas que compõem este grupo.

Além disso, idosos trabalhadores da saúde e profissionais das Forças de Segurança e Salvamento que não conseguiram tomar a vacina na primeira fase, continuarão sendo atendidos normalmente.

Desde o dia 23 de março, quando teve início a campanha de vacinação, os postos de São Vicente já aplicaram 49.398 doses. Desse total, 1.292 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (15), entre idosos com mais de 60 anos, profissionais da área da saúde e profissionais da força e segurança.

Em 9 de maio, tem início a última etapa, quando serão imunizados professores, crianças entre 6 meses e menores de 6 anos, gestantes, puérperas, adultos de 55 a 59 anos, funcionários do sistema prisional e adolescentes em medidas socioeducativas.

Além dos postos de vacinação disponíveis até o momento, até amanhã os moradores do Parque Bitaru terão mais um endereço de atendimento: o carro do Consultório na Rua ficará à disposição em frente à UBS/ESF do bairro.

Confira os postos de vacinação:

Área Insular
*Drive Thru Itararé (orla)
Prefeitura de São Vicente (Rua Frei Gaspar, 384, Centro)
UBS Central (Av. AntonioEmmerich, 509)
UBS Náutica III (Rua Nicolau Patrício, 225)
*Posto de Enfermagem do Itararé
EMEI Edmundo Capelari (Praça Vitória, s/n – Vila Voturuá)
*Consultório na Rua (carro) – 15 a 17/04 – em frente à UBS/ESF Parque Bitaru (Praça Infante Dom Henrique, s/n)

Área Continental
Drive Thru – Subprefeitura (Avenida Ulisses Guimarães, 211, Jardim Rio Branco)
ESF Parque das Bandeiras (Praça Dario Aredes Lacerda, 70 lj 11)
ESF Humaitá – E.E Professor Paulo de Arruda Penteado (Rua José Singer, s/n)

Guarujá
A Secretaria de Saúde de Guarujá informa que a partir de hoje a campanha de vacinação contra a gripe entra na segunda etapa. Desta vez, deverão se vacinar: doentes crônicos (não transmissíveis) e outras condições clínicas especiais; caminhoneiros; trabalhadores portuários; profissionais das forças de segurança e salvamento; motoristas de transporte coletivo (exceto taxistas ou Ubers); funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; e população privada de liberdade.

Quanto aos práticos, o Ministério da Saúde não especificou esses profissionais para a segunda etapa da campanha, e por isso, eles devem se encaixar nos grupos, conforme cronograma estipulado. Não haverá ponto específico aos caminhoneiros, de modo que estes devem buscar pela unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Para isso, a Prefeitura de Guarujá mantém 20 postos, entre Unidades Básicas (UBSs) e de Saúde da Família (Usafas), que ficam abertos de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Todos os locais contam com o sistema drive thru, para facilitar o acesso da população.

Documentos
A Secretaria de Saúde lembra que, para receber a dose, é necessário comparecer ao posto munido de documento com foto e carteira de vacinação. Quanto aos pacientes crônicos, esses precisam apresentar recomendação médica; no caso de trabalhadores portuários é solicitado documento que comprove vínculo empregatício; e aos caminhoneiros, carteira de habilitação.

Estoque
No momento, as unidades de saúde ainda contam com estoque, mas não suficiente para toda a campanha. O último lote recebido pelo Município foi nesta terça-feira (14) de cinco mil doses, que já foram distribuídas às unidades de saúde. Ainda não previsão da chegada de novas remessas. Em lote anterior, a Cidade recebeu mais 15 mil doses.

Doses aplicadas
Conforme último balanço, já foram aplicadas em Guarujá 42.050 doses contra a gripe, desde o início da campanha, em 23 de março. São 32.855 idosos imunizados, de modo que o Município atingiu uma cobertura superior a 100% para este público. Além dessas, outras 8.047 vacinas imunizaram profissionais da saúde, e 1.148 trabalhadores da defesa e segurança receberam a dose.

A primeira etapa da campanha de vacinação imunizou idosos, profissionais de saúde e da segurança, e quem deste público ainda não se vacinou pode procurar a unidade de saúde mais próxima.

A meta de Guarujá é imunizar um total de 103.605 pessoas em todas as etapas da campanha, conforme público prioritário. O Ministério da Saúde preconiza que sejam imunizadas 90% da população prioritária. A campanha na Cidade prossegue até o dia 22 de maio, sendo o dia 9 de maio, o Dia ?D? de mobilização nacional contra a doença.

A terceira etapa da vacinação será a partir de 9 de maio quando devem buscar pela dose, as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, adultos de 55 a 59 anos, professores e pessoas com deficiência, povos indígenas.

Segue a lista das unidades para campanha, incluindo dia ?D?:

Usafa Vila Áurea

Avenida Francisco de Castro, s/nº – Vila Áurea

3341-2708

UBS Vila Baiana

Rua Vereador Orlando Falcão, 172, Jardim Praiano

3351-9976 / 3355-2812

UBS Vila Rã

Rua Maria Geralda Valadão, 1,114, Jardim Mar e Céu

3392-5915

UBS Pernambuco

Rua das Samambaias, s/nº, Praia de Pernambuco

3353-2529 / 3353-2329

UBS/Usafa Santa Rosa

Avenida Manoel da Cruz Michael, 387

3358-2564

UBS Vila Edna

Av. Brasil, s/nº – Vila Edna

3355-4917

Usafa Cidade Atlântica

Rua Uruguai, 3000

3351-1597

Usafa Perequê

Rua Rio Branco, 235

3353-2082

Usafa Santa Cruz dos Navegantes

Rua Antônio Pinto Rodrigues, s/nº

3354-2802

Usafa Jardim dos Pássaros

Rua Rouxinol, 25, Santo Antônio

3358-4433

Usafa Jardim Las Palmas

Rua José Alves de Oliveira, s/nº

3354-7101

Usafa Vila Zilda

Rua Paulo Agostinho da Silva, s/nº

3387-1401

UBS Jardim Boa Esperança

Avenida Adriano Dias dos Santos, 533

3387-1351

UBS Pae Cará

Avenida São João, 155

3352-1305

UBS Morrinhos

Praça do Comércio s/nº

3355-1123 / 3384-2429

UBS Vila Alice

Rua Rio Grande do Sul, s/nº

3341-5954 / 3342-5256

Usafa Jardim Conceiçãozinha

Avenida Bento Pedro da Costa, s/nº

3386-1083

Usafa Sítio Conceiçãozinha

Rua Santo Antônio, 62

3387-1520

Usafa Jardim Progresso

Rua Josefa Hermínia Caldas, s/nº

3341-7232

Usafa Jardim Brasil

Rua Poeta Alberto de Oliveira, s/nº

3359-4685

UBS Prainha (somente no Dia ?D? 09/05)

Rua Nova, 170 – em Vicente de Carvalho

3342-2090

Peruíbe
De acordo com a Vigilância Epidemiológica e baseado no SIPNI – Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, a cidade tem 24.555 pessoas a serem vacinadas dos grupos prioritários. Dessas já temos 11.952 doses aplicadas. As restantes serão dos próximos grupos a serem vacinados. Talvez existam alterações nos números das pessoas a serem vacinadas, pois há os caminhoneiros dos quais entraram recentemente no grupo e ainda não há um número específico. Existem 1000 doses, com promessa . Com promessa da GVE para entrega de mais doses até o início da próxima semana.

Mongaguá
Até o momento, Mongaguá recebeu 14 mil doses de vacinas e imunizou 12.437 pessoas. Destas, 10.994 eram idosos. O restante eram
profissionais de saúde, segurança e salvamento.

Bertioga
A meta da Prefeitura de Bertioga é vacinar aproximadamente 4.400 pessoas. Para o início da segunda etapa, o município já recebeu cerca de 1000 doses. Para caminhoneiros e motoristas, é necessário a carteira de habilitação ou crachá. Para doentes crônicos, prescrição médica ou receita da medicação de uso contínuo são fundamentais, com atestado médico, segundo recomendação do Ministério da Saúde.

Todas as unidades de saúde e o CEME, das 9 às 16 horas, estão aplicando vacina:

CEME ? Praça Vicente Molinari, s/nº, Centro.
USF Boraceia ? Rua Vereador Geraldo Rodrigues Montemor, s/nº.
UBS Indaiá ? Rua Sa~o Francisco do Sul, s/nº. T
UBS Central ? Rua Alberto Augusto de Andrade (antiga Rua 14), s/nº, Maitinga.
UBS Mirosam ? Rua São Gonzalo, s/nº (Vila do Bem), Bairro Chácaras.
UBS Vicente Carvalho II ? Rua Epipha^nio Baptista, 637, Jardim Vicente de Carvalho.
CEME – Praça Vicente Molinari, s/nº, ao lado do Hospital Municipal

Cubatão
O Serviço de Vigilância Epidemiológica informa que recebeu 1 mil doses para a segunda etapa da vacinação. E orienta, conforme o governo do Estado, que é preciso levar prescrição médica indicando a vacina, além de RG (ou certidão de nascimento, principalmente em relação às crianças) e carteira de vacinação.

De acordo com o documento técnico, da Divisão de Imunização do Estado, não será estimada a cobertura vacinal para os grupos:

– Comorbidades
– População privada de liberdade
– Funcionários do sistema prisional
– Professores de escolas públicas e privadas
– Força de segurança e salvamento
– Caminhoneiros

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.