29/04/2021

China lança primeiro módulo de sua estação espacial

Por ANSA em 29/04/2021 às 09:52

MUNDO – A China lançou nesta quinta-feira (29) o primeiro módulo de sua estação espacial, que faz parte de um projeto para o país asiático ter astronautas permanentemente na órbita da Terra.

O módulo central “Tianhe”, que será o centro de controle e o espaço onde os astronautas vão morar, foi lançado de Wenchang, na província de Hainan, no foguete “Long-March 5B”.

O presidente do país, Xi Jinping, afirmou que a estação é uma estratégia para a “construção de uma grande nação da ciência e da tecnologia”.

A Estação Espacial Chinesa, que recebeu o nome de “Tiangong” (“Palácio Celestial”), está prevista para entrar em funcionamento em 2022. Até lá, outras 10 missões ainda deverão ser realizadas, incluindo quatro tripuladas.

O país asiático vem buscando alcançar os europeus e os norte-americanos com seu programa espacial. No ano passado, a China lançou sua primeira sonda espacial para Marte, que entrou na órbita do planeta vermelho em 10 de fevereiro.

No final de 2020, a sonda chinesa Chang’e-5 pousou na superfície da lua para coletar rochas lunares. A missão teve como objetivo ajudar os cientistas do país a entender as origens do satélite.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.