Guarujaense Charles do Bronxs enfrenta cazaque Rafael Fiziev na luta principal do UFC Rio
Por Santa Portal em 07/08/2025 às 11:54
O guarujaense Charles do Bronxs, ex-campeão dos leves do UFC e atual quarto colocado no ranking da categoria, enfrenta o cazaque Rafael Fiziev, décimo no ranking, na luta principal do UFC Fight Night Rio, que acontece no dia 11 de outubro, na Farmasi Arena, no Rio de Janeiro.
Aos 35 anos, Charles vem de derrota por nocaute contra o georgiano radicado na Espanha Ilia Topuria, em disputa pelo cinturão vago dos leves. Será a luta 48 da carreira do atleta, que possui cartel com 35 vitórias, 11 derrotas e um combate sem resultado.
Adversário de Charles do Bronxs no Rio, Rafael Fiziev vem de três derrotas nas últimas quatro lutas, incluindo dois revezes diante de Justin Gaethje. No combate mais recente, em junho, diante de Ignacio Bahamondes, venceu por decisão unânime.
Carreira vitoriosa
Futuro integrante do Hall da Fama do UFC, Charles do Bronxs detém diversos recordes na organização, incluindo o maior número de vitórias por finalização, com 16, o maior número de lutas vencidas por nocaute ou finalização, com 20, e também o maior número de bônus recebidos, com 20.
Em caso de vitória diante de Fiziev, Charles ainda se isolará como o segundo atleta com mais triunfos na história do UFC, com 24, ficando apenas três atrás de Jim Miller. Aliás, o atleta norte-americano tem histórico com o guarujaense. Se enfrentaram duas vezes, com uma vitória por finalização para cada lado.
No UFC desde 2010, Charles do Bronxs já lutou seis vezes no Brasil pela organização, com uma incrível marca de seis vitórias por via rápida (finalização ou nocaute).
Após iniciar a carreira no UFC, na categoria dos leves, Charles ficou conhecido por duelos emocionantes nos penas. Mas encontrou seu melhor momento quando retornou para a categoria de cima.
Depois de acumular nove vitórias e uma derrota no retorno aos leves, Charles enfrentou o norte-americano Michael Chandler pelo cinturão. Levou knockdown, assustou a torcida, mas conquistou o título com um nocaute técnico, no início do segundo round.
Na sequência, defendeu o cinturão com mais uma finalização diante de outro americano, Dustin Poirier. Poderia ter alcançado o feito de duas defesas diante de outro americano, Justin Gaethje, mas não bateu o peso. Conquistou a vitória, mas não contabilizou para o recorde.
A primeira grande frustração nos leves veio na luta seguinte, quando perdeu o cinturão para o russo Islam Makhachev, por finalização no segundo round.
Nas últimas quatro lutas, intercalou vitórias contra Beneil Dariush e Michael Chandler e derrotas para Arman Tsarukyan e Ilia Topuria.