Cerimônia relembra Zumbi dos Palmares em Santos
Por Lucas Rodrigues em 20/11/2020 às 15:34
SANTOS – A Praça Palmares, no bairro Macuco, recebeu na tarde desta sexta-feira (20) uma homenagem ao herói afro-brasileiro Zumbi dos Palmares. O ato, que relebrou os 325 anos da morte do ativista pela liberdade e igualdade racial no Brasil, reuniu autoridades municipais, representantes de religiões de matrizes africanas e outras entidades.
A celebração, que respeitou as medidas de prevenção à Covid-19, contou com hino nacional pela voz da cantora Simone Anselmo ao som de berimbau e padeiro, tocados pelos capoeiristas do mestre Cícero, como forma de homenagem a cultura afro-brasileira. Além da tradicional deposição de flores no busto de Zumbi ao som de atabaques, o ato também contou com apresentaçao de capoeira dos mestres Cícero e Sombra e cerimônia religiosa de Xirê pelo babalorixá Marcelo de Logunedé.
?Este é um momento de reflexão, principalmente pelo contexto em que vivemos no Estado brasileiro. Todos nós precisamos avançar para uma sociedade com mais igualdade?, afirmou o vice-prefeito de Santos, Sandoval Soares.
A presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e de Promoção da Igualdade Racial da cidade, Diná Elizabeth Evangelista Santos, lembrou do homem negro espancado e morto na noite de quinta (19) em um supermercado de Porto Alegre (RS).
Créditos: Divulgação
?Precisamos acabar com isso no seio de nossa sociedade. O direito à vida é um direito de todos. Em pleno século 21, isso não pode acontecer. Esse que tombou é mais um entre os centenas que tombam. Hoje é um dia de pensar nos avanços e nos retrocessos que tivemos?, destaca.
O secretário de Desenvolvimento Social, Carlos Mota, ressaltou que ?a gente tenha a coragem de Zumbi para construir uma Cidade e um país cada vez melhor?. Já a coordenadora de Igualdade Racial e Étnica (Copire), Carla Mércia Barbosa, disse que ?estamos aqui hoje para honrar nossa ancestralidade, homenageando o grande homem brasileiro que começou uma grande resistência a ponto de ser lembrado?.
O ato faz parte de uma longa programação alusiva a causa negra. Confira as atividades previstas pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e de Promoção da Igualdade Racial da Cidade:
Sábado (21), das 15h30 às 18h
Sarau literário e gastronômico, no Lab 4D (Praça Mauá, nº 6)
Domingo (22), das 10h30 às 11h30
Réquiem aos nossos antepassados escravisados, em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário (Praça Ruy Barbosa, s/n)
Terça-feira (24), das 10h30 às 11h30
Cerimônia no “Quilombro do Pai Felipe”, na Sede da CET da Vila Mathias
Quarta-feira (25), 10h30
Cerimônia no “Quilombro do Jabaquara”, na Rua Prof Celso da Cunha Alves, nº 94
Quinta-feira (26), das 10h30 às 11h39
Cerimônia no Busto de “Quintino de Lacerda”, na Praça Coimbra – cruzamento entre as Avenidas Cláudio Luiz da Costa e Luiz La Scala Júnior
Sábado (28), das 17h às 19h
Live – Vozes 2020 (YouTube e Facebook)
Segunda-feira (30), das 19h às 22h
Cerimônia de Entrega do Troféu Zumbi dos Palmares, na SINDAPORT (Rua Júlio Conceição, 91 – Vila Mathias)