CBF divulga os áudios do VAR de pênalti polêmico para o Santos

Por Guilherme Esron em 30/10/2023 às 16:00

Raul Baretta/Santos FC
Raul Baretta/Santos FC

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), divulgou nesta segunda-feira (30) os áudios da conversa do VAR e o árbitro da partida entre Santos e Corinthians, no último domingo (29). Anderson Daronco dentro de campo e Wagner Reway nas cabines marcaram pênalti em Soteldo, aos 48 minutos da segunda etapa, gerando muitas reclamações dos corintianos. 

Na conversa entre Daronco e Reway, o árbitro de campo admite não ter visto a jogada por estar encoberto e diz: “ Eu não vejo se tem toque no pé. Se teve prisão, eu quero ver”, afirma Daronco.

Depois de analisar a jogada, o árbitro de vídeo recomendou a revisão e chamou Daronco para rever o lance à beira do gramado. 

“O jogador (Bruno Méndez) põe o pé exatamente na passada do atleta do Santos. Recomendamos revisão para o possível penal

Após rever, Daronco afirma: “O jogador número 25 calça na passada”. 

O técnico do Corinthians comentou a decisão durante a coletiva de imprensa no fim do jogo. Para Mano Menezes, a marcação do pênalti foi um absurdo e o gerente de futebol, Alessandro Nunes, garantiu que o clube paulista vai até a CBF protestar. 

“O pênalti é um absurdo! Não tem como se marcar. Quando se tem uma boa vontade imensa, talvez tenha como”, diz Mano Menezes. 

“É um absurdo. É muito simples analisar um lance como aquele: o pé do Bruno está no chão, o Soteldo vem, pisa e se joga. Nós iremos até a CBF, vamos cobrar a Comissão de Arbitragem e vamos aguardar uma manifestação. Em lances assim eles geralmente divulgam os vídeos do que aconteceu, e queremos uma análise clara. Queremos saber o que levou à marcação do pênalti se o Soteldo é quem pisa no pé do Bruno”, comenta Alessandro Nunes.

O Santos volta a jogar pelo Brasileirão na próxima quarta-feira (1º), quando enfrenta o Flamengo, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. O Peixe ocupa a 16ª posição da tabela com 34 pontos, enquanto o Flamengo está na 5ª colocação com 50 pontos conquistados. 

Confira a conversa completa entre Daronco e o VAR

Diogo Carvalho Silva (AVAR1): Checando possível penal.

Anderson Daronco: Reway, eu não vejo se tem toque no pé. Se tem pisão, eu quero ver. Não vejo se tem o toque no pé porque estou encoberto. Se tem pisão, quero ver.

Wagner Reway (VAR): Tem o toque. Agora quero ver por outro ângulo. Quero ver se ele (Soteldo) busca o contato aqui… Não, ele não busca o contato, ele vai para a pisada. Volta um pouquinho mais, me dá um replay.

Wagner Reway (VAR): Estou terminando de checar, tá? Tem um contato, só preciso ver como foi. Só um instante.

Diogo Carvalho Silva (AVAR1): Faz o procedimento aí, do tiro de meta. É só aguardar, está checando possível penal.

Wagner Reway (VAR): Só tem esses dois (ângulos)? É, o jogador interrompe a passada dele ali, bota o pé onde ele ia passar. Pênalti. Daronco, te recomendo revisão de possível penal, ok? O jogador põe o pé exatamente na passada do atleta do Santos. Recomendo revisão para possível penal.

Anderson Daronco: Quero escutar. Não estou escutando. O que tu quer?

Wagner Reway (VAR): Recomendo revisão.

Anderson Daronco: Recomenda revisão. Segura, segura.

Anderson Daronco: Estou aqui.

Wagner Reway (VAR): Vou te mostrar o lance. Primeiro por aquela de baixo primeiro. Ele põe o pé na passada do jogador, ok? Vou te dar outro ângulo de novo, que dá para ver pouco o contato, mas dá para ver o movimento. Aquela de cima. Dá o play.

Anderson Daronco: Com esse toque ele acaba calçando.

Wagner Reway (VAR): Exatamente. Ele põe o pé na passada do jogador e calça a passada dele.

Anderson Daronco: O jogador número 25 calça na passada. A decisão é tiro penal sem cartão amarelo.

Wagner Reway (VAR): Ok.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.