11/08/2016

Carina Vitral quer melhorar infraestrutura e diálogo com população; Educação é prioridade

Por Rodrigo Martins/#Santaportal em 11/08/2016 às 09:05

SANTOS – A Santa Cecília TV e o Santaportal prosseguem com a cobertura especial para as eleições 2016. Ontem (10), o Caderno Regional, apresentado por Irineu Alves, recebeu Carina Vitral, que concorre pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) ao posto de prefeita de Santos e falou sobre as suas ideias para o município. (Confira o vídeo acima com a participação do candidato) . O candidato a vice-prefeito ao lado de Carina é o professor Reinaldo Martins, do Partido dos Trabalhadores (PT). O #Santaportal também conversou com a candidata sobre temas importantes para o futuro da maior cidade da região da Baixada Santista, em entrevista que segue abaixo.

Preocupada com o futuro de Santos, Carina citou que uma de suas primeiras preocupações, caso seja eleita, será com obras de infraestrutura que não foram concluídas pela administração municipal. “A cidade se frustrou com uma série de obras prometidas, mas que estão inacabadas. São obras estruturais importantes para o que vai ser o futuro de Santos. Essas obras estruturais, como a ‘Santos Novos Tempos’, não aconteceu. Todo mundo se chocou com o recurso que foi conseguido pela cidade ainda no governo (do João Paulo Tavares) Papa, para melhorar as condições na Zona Noroeste e mudar essa região da cidade, que conta com problemas históricos. No entanto, a prefeitura conseguiu perder esses recursos vindos do Banco Mundial. Esse tipo de coisa não pode mais acontecer”, criticou.

A candidata do PCdoB entende que a política e o responsável por administrar uma cidade devem se aproximar do povo e, desta forma, ouvir as principais demandas de Santos. “A nossa candidatura vem com a proposta de renovação, não só elegendo uma prefeita jovem, mas em especial, trazendo uma candidatura de ideias renovadas. A gente precisa fazer diferente. A forma como se faz a gestão precisa ser diferente. Diferente como? Com transparência e participação. Porque com os recursos que a prefeitura tem e o orçamento à disposição do prefeito, o chefe do executivo deve falar com a população, ouvir quais são as prioridades e, aí sim, decidir onde esse dinheiro vai ser investido”, argumentou.

Segundo Carina Vitral, o atual prefeito, Paulo Alexandre Barbosa, deixou de dialogar com a população. “Fazer diferente, hoje em dia na política, é ouvir a população. Essa prefeitura iniciou o projeto de governo ouvindo a população no começo do governo e nunca mais voltou para esse diálogo. É preciso entregar o que foi prometido e conversar, para conseguir avaliar o que avançou e o que não avançou, depois de quatro anos. É preciso de um dialogo transparente e constante com a população, para que a gente possa decidir os novos rumos da cidade”, destacou.

Líder estudantil e presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), a candidata também ressaltou que a educação terá um papel especial, caso seja eleita. “Outra proposta que nós temos é transformar Santos na Santos do conhecimento. A gente tem uma cidade com bastante incidência das universidades, mas a gente precisa agora que a educação básica melhore e acompanhe a qualidade que precisa ser referenciada na nossa cidade”, disse.

Na visão de Carina, com um ensino de base fortalecido, a cidade terá um ganho em diversas áreas. “Santos precisa se tornar uma referência no conhecimento, na educação. Eu que vim do movimento estudantil sei qual é o papel da educação na vida das pessoas. A educação transforma. Nós precisamos, de uma vez por todas, priorizar a educação pública, melhorando radicalmente a sua qualidade”, ponderou.

Para a candidata do PCdoB, Santos também precisa ter mais voz perante ao governo estadual e federal. “Eu me candidatei à Prefeitura de Santos porque quero pegar o conhecimento que eu tive nesses últimos anos, de liderança a frente do movimento estudantil e poder contribuir com a minha cidade. Acho que esse diálogo que a gente aprende na UNE, no movimento estudantil, onde a gente dialoga com os diferentes, mas dialogando de igual para igual, é muito importante. Ou seja, é necessário ter liderança política, convicção, mas ter firmeza para lutar não só pelos estudantes, como agora pela população de Santos. Isto porque, muitos dos conflitos que a gente tem na região não estão sob a alçada da Prefeitura de Santos. Então, a gente precisa de liderança para podermos debater com o governador e com o presidente interino sobre os interesses que a população de Santos precisa defender”, comentou.

Carina Vitral cita como exemplo a sua trajetória em movimentos estudantis para mostrar como é possível conseguir conquistas importantes, mesmo em condições adversas. “Tive a oportunidade de participar das manifestações de junho de 2013, ainda como presidente da União Estadual dos Estudantes de São Paulo. Na ocasião, um movimento liderado pela gente acabou culminando na conquista do passe livre estudantil, através de um acampamento que a gente fez na Prefeitura de São Paulo. Essa foi uma importante conquista da nossa gestão, na cidade de São Paulo, e que irradiou pra outras cidades do Brasil. Foi com essa projeção que eu fui eleita, com 58% dos votos, para presidir a União Nacional dos Estudantes, cargo que eu ocupo agora”, relembrou.

Para encerrar, a candidata lembra ao eleitor santista que pondere sobre o que deseja para o futuro do município e que será decidido no pleito marcado para dia 3 de outubro. “A gente precisa de liderança política e gestão, para que consigamos fazer as mudanças estruturais que a cidade tanto precisa. Porque a Santos do futuro está sendo construída hoje. Essas decisões políticas, essa liderança, vai precisar tomar importantes decisões para a cidade e isso precisa acontecer agora”, concluiu.

O candidato pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), o jornalista Paulo Schiff, vai participar do Caderno Regional na quinta-feira (11). Ele concorre à vaga de chefe do executivo ao lado do candidato a vice Evaldo Stanislau (Rede), médico e vereador da cidade.

Debates
A partir do dia 22 de agosto a Santa Cecília TV vai promover os tradicionais debates entre candidatos para as prefeituras da região, sempre às segundas-feiras. Os debates serão entre os pleiteantes de Guarujá, Santos, São Vicente, Cubatão, Praia Grande e Mongaguá.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.