Candidatos apontam prioridades para Itanhaém em debate na Santa Cecília TV

Por Rodrigo Martins em 24/09/2024 às 23:32

Luiza Pires/Santa Portal
Luiza Pires/Santa Portal

A Santa Cecília TV realizou, na noite desta terça-feira (24), o debate entre os candidatos à Prefeitura de Itanhaém. Saúde, Educação, Economia e Zeladoria foram alguns dos principais temas abordados pelos postulantes ao cargo. João Forssell (PV), Marco Aurélio Gomes (PL), Prof.ª Poliana Nascimento (PSOL), Silvinho Investigador (Novo) e Tiago Cervantes (Republicanos) participaram do debate.

Silvinho Investigador começou criticando duramente a situação atual da Saúde em Itanhaém.

“Eu vejo com muito cuidado o seu plano, o senhor (Tiago Cervantes) colocou que vai construir uma AME municipal. Existem problemas de saúde enormes, financeiros inclusive. Você colocou atendimento ao idoso, policlínicas nos extremos da cidade. O município não goza desses recursos. A população clama por atendimento básico, a saúde de Itanhaém está na UTI. Queremos uma cidade sem filas para marcação de consultas, exames e que as pessoas consigam remédios. Se conseguirmos equalizar isso poderemos ampliar a questão da Saúde. Os governos anteriores não conseguiram gerir uma única UPA, hoje o município não consegue arcar com isso”, disse o candidato do Novo.

Atual prefeito, Tiago Cervantes defendeu o trabalho executado por sua gestão e prometeu diversas melhorias para a Saúde, em caso de um eventual segundo mandato.

“Assumi com uma UPA totalmente defasada, com pessoas do lado de fora esperando para serem atendidas. Não é fácil investir R$ 18 milhões, pegando uma Prefeitura com dívidas enormes. Temos soluções, como o projeto para uma UPA com três vezes o tamanho da atual. Vamos ter mais médicos, além de uma recepção adequada para os adultos. Na minha gestão separei o atendimento para as crianças, vejo isso como algo muito importante. Faremos investimentos porque já temos a solução, através de parcerias público-privadas. Nos próximos meses teremos a construção da nova UPA. Temos que investir para ter essa parceria e zerar a fila de exames”, afirmou.

“A população não está satisfeita com os últimos dois mandatos, falta de medicamento é muito grave. No meu tempo tínhamos almoxarifado lotado de medicamentos. Me surpreende não só a parte da Saúde, pois falta material na Educação e falta transporte coletivo adequado. Temos ônibus velhos. Na Saúde, o problema é o seguinte: a única UPA quem construiu fui eu. O Cervantes falou em construir UPA na entrada da cidade, tem fazer no Jardim Oásis. Temos que descentralizar, temos que corrigir esse problema”, comentou o ex-prefeito Forssell.

Geração de empregos

João Forssell defendeu que a Prefeitura busque soluções para gerar mais empregos. Para ele, a volta da realização de eventos pode alavancar a economia de Itanhaém.

“Quem trouxe mais eventos para Itanhaém fui eu. Nós tivemos o maior rodeio de praia do Brasil e não gastamos um centavo para isso. Era tudo patrocinado por empresas ou conseguido através da venda de camarotes. Tivemos a Festa do Divino, trouxemos dezenas de artistas sem gastar um centavo do Município. Precisamos fazer um calendário regional, combinar com os prefeitos e fazer algo regional. Não somos uma cidade de turistas, somos de veraneio. Queremos trazer geração de empregos com novos eventos. Hoje temos apenas 16% de pessoas ocupadas na cidade, com carteira assinada”, comentou.

Silvinho criticou a proposta de Forssell, além de atacar Marco Aurélio e Cervantes. “Fico até surpreso porque temos dois ex-prefeitos, mais de 400 propostas de governo o Marco, 200 do Forssel e mais de 100 do Tiago. Nunca tive essa oportunidade (de governar a Prefeitura), mas queremos organizar a Administração Municipal. Hoje o município gasta muito e arrecada pouco. Temos que organizar, não atender partidos políticos e nem amigos. Precisamos identificar problemas e sanarmos”, falou.

Já Marco Aurélio não vê o investimento em eventos como um problema. “Calendário de eventos não é problema, é geração de renda para restaurantes, hotéis e hostels, algo que pode fortalecer a economia para a nossa cidade. Mas não basta só calendário, temos que capacitar o jovem, por isso queremos o retomar centro de formação profissional para os nossos jovens”.

Educação

A área da Educação também foi um dos temas mais debatidos pelos candidatos. A Professora Poliana destacou que falta vontade política para melhorar a Educação de Itanhaém.

“Existem fatores muito importantes para os alicerces da nossa cidade e a Educação é um deles. Todos aqui fizeram parte do governo em algum momento e eu nunca fiz. A minha proposta é pautada na auditoria, porque precisamos saber onde está o dinheiro destinado para a Educação da nossa cidade. Precisamos realmente garantir Educação, da creche à universidade. Temos local para fazer universidade inclusive, mas falta essa força de vontade para correr atrás do que Itanhaém precisa para Educação”, apontou.

Cervantes falou que a Educação recebeu bastante atenção da Prefeitura em sua gestão e prometeu mais investimentos para o setor.

“A Educação sempre foi e será prioridade. Somos o primeiro em avaliação no ranking da Baixada Santista. No entanto, queremos mais. Vamos fazer uma reorganização, com plano de carreira do magistério. Colocaremos em prática, é fundamental que se diga que vamos abrir concursos públicos nos próximos meses. Itanhaém está entre as 53 cidades do Brasil para a construção de 10 novas escolas da Educação Infantil. Receberemos esse investimento e zeraremos as filas de creches”, garantiu.

Zeladoria

A Professora Poliana também apontou problemas na Zeladoria do município. “A Zeladoria é muito importante, porque temos projeto ITA nos bairros, precisamos de diálogo com os moradores para saber as necessidades do Município. Araraquara tem programa de zeladoria que diminuiu índices de estupros, não podemos deixar passar como se fosse nada”, afirmou.

“Uma cidade turística como a nossa precisa estar bem cuidada e organizada nos serviços públicos. Não é possível termos essa quantidade de mato, valas sem limpeza e guias sem pintura. Isso tudo depõe contra Itanhaém. O Centro está abandonado, sem zona azul faz bastante tempo. Os moradores de rua tomando conta, sem assistência adequada. O comércio está sendo prejudicado. No meu governo vamos voltar com o bairro a bairro em todos os cantos de Itanhaém. Vamos cumprir a promessa que não foi realizada pelo atual governo com a criação das subprefeituras”, concluiu Marco Aurélio.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.