Camps Santos e Capitania dos Portos celebram convênio para capacitar jovens oriundos do serviço militar obrigatório
Por Santa Portal em 24/08/2023 às 18:39
O CAMPS Santos e Capitania dos Portos acabam de celebrar um convênio com o intuito de capacitar e preparar os jovens que concluíram o serviço militar obrigatório para futuras experiências profissionais. O protocolo de intenções foi assinado nesta quinta-feira (24/08), pelo Capitão de Mar e Guerra Robledo de Lemos Costa e Sá, comandante da Capitania dos Portos de São Paulo, e pelo presidente do CAMPS Santos, Elber Justo.
A cerimônia de assinatura do acordo de cooperação aconteceu na sede da Capitania dos Portos em Santos e contou com a presença de diretores e conselheiros do CAMPS, oficiais da Marinha e representantes da Soamar. A iniciativa visa unir a experiência da Marinha com o compromisso do CAMPS em formar jovens aprendizes para o mercado de trabalho, contribuir para o desenvolvimento econômico da região e oportunizar o crescimento pessoal e profissional dos jovens da Baixada Santista.
“O meu desejo era concretizar esse acordo com o CAMPS e possibilitar a formação desses jovens que passam pelo serviço militar obrigatório e oferecer a eles uma oportunidade de emprego”, destacou o comandante Robledo.
Segundo ele, por ano, cerca de 20 jovens da Baixada Santista saem da Marinha após o serviço militar obrigatório, mas pela falta de vagas na instituição, não é possível absorver a demanda dentro das Forças Armadas. “Essa situação me tocou muito, por isso fui em busca de parceiros para solucionar essa questão e encontrei no CAMPS uma oportunidade de ajudar esses jovens a começarem uma carreira profissional. Assim como muitos deles, também não tive uma infância fácil, morava perto de uma favela no Rio de Janeiro e todos os meus amigos daquela época já faleceram por conta do crime. Por isso, oportunidades como essa são tão importantes para esses garotos”.
Para o presidente do CAMPS Santos, Elber Justo, receber jovens oriundos da Marinha é uma satisfação. “Esse é um momento histórico para nós. Vivemos em uma cidade portuária, que tem o maior porto da América Latina, com muitas empresas no setor. O excelente preparo que esses jovens recebem durante o serviço militar na Marinha, baseado em disciplina e comprometimento, já é um diferencial para eles na hora de conseguir uma oportunidade, principalmente nessa área”.
Conforme Justo, os jovens ingressarão no Programa Maior Aprendiz do CAMPS, que prepara e auxilia pessoas de 18 a 24 anos a ingressarem no mercado de trabalho. “Vamos nos empenhar ao máximo para dar a oportunidade do primeiro emprego e formação a esses jovens. Além desse convênio, queremos abrir as portas do CAMPS para a Marinha, a fim de que nossos aprendizes também possam conhecer melhor as Forças Armadas e a possibilidade de seguir carreira militar”.