09/11/2020

Campanha de vacinação contra poliomielite termina nesta sexta-feira

Por Lucas Rodrigues em 09/11/2020 às 10:24

SAÚDE – A campanha de vacinação contra Poliomielite do estado de São Paulo encerra nesta sexta-feira (13). De acordo com o governo do estado, cerca de 1,1 milhão de crianças menores de cinco anos precisam se imunizar contra a paralisia infantil.

A meta da campanha de imunização contra a pólio é de 95%, o equivalente a 2,1 milhões de crianças. No entanto, apenas 1.059.162 crianças foram imunizadas durante a campanha, o equivalente a 47,8% do público.

Para garantir a imunização, basta que pais ou responsáveis por crianças com idade entre 1 e 5 anos levem seus filhos para receber a “gotinha”.

Outra campanha em curso com baixa adesão é a de multivacinação. De acordo com o governo do estado, desde 2 de outubro, quando teve início, cerca de 293,5 mil crianças e adolescentes de 5 a 14 anos compareceram aos postos para atualizar a carteira de vacinações.

O objetivo das campanhas é aumentar a cobertura vacinal e atualizar cadernetas, aplicando doses de vacinas importantes e que podem estar pendentes, garantindo assim a devida proteção contra vírus.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Vacinação, Helena Sato, “somente com a participação e o comparecimento de país e responsáveis aos postos de vacinação vamos garantir coberturas vacinais de 90 e 95%, metas indicadas para proteção efetiva da população”.

14 tipos de vacinas
Além da imunização contra a poliomielite, outros 14 tipos de vacinas contra 20 doenças podem ser aplicadas nas policlínicas do estado. São elas: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A.

Além disso, neste ano, também passou a integrar o SUS uma nova vacina, já inserida na campanha: Meningo ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.