Caixinha exalta evolução coletiva do Santos e vê equipe próxima da escalação ideal
Por Guilherme Esron em 20/02/2025 às 05:00

O Santos venceu o Noroeste por 3 a 0 nesta quarta-feira (19), na Vila Belmiro, em confronto válido pela 11ª rodada do Campeonato Paulista. Na entrevista coletiva após a partida, o técnico português Pedro Caixinha exaltou a evolução coletiva do time e destacou a consolidação de um time mais eficiente e equilibrado.
“O comportamento coletivo foi muito importante. A equipe esteve muito sólida, garantindo um bom equilíbrio ofensivo. Queremos jogar no ataque, mas precisamos estar equilibrados no momento da perda para recuperar a bola na zona mais alta. Isso aconteceu ao longo do jogo, e fomos persistentes, sempre empurrando o adversário para a defesa. O primeiro gol abriu essa fortaleza e, a partir daí, continuamos desgastando o adversário até conseguirmos a vitória com autoridade”, analisou o treinador.
Além da evolução coletiva, Caixinha ainda ressaltou o domínio do Santos durante a partida e falou sobre a regularidade nos últimos jogos.
“O jogo foi disputado no meio de campo ofensivo. Tivemos a posse e controlamos a saída do adversário. Nos momentos estratégicos e de comportamento tático, podemos considerar os jogos contra Corinthians e Água Santa como marcos, mas hoje tivemos um desempenho coletivo muito sólido. O mais importante é que, nos últimos três jogos, a equipe tem mostrado crescimento e regularidade. Isso representa a evolução do nosso trabalho”, acrescentou.
Escalação cada vez mais definida
Para a partida desta quarta-feira, diante do Noroeste, Caixinha manteve praticamente a mesma equipe titular que venceu o Água Santa por 3 a 1. A única mudança foi a entrada de Tiquinho Soares no lugar de Thaciano. Para o treinador, esse é o time mais próximo do ideal até o momento.
“Temos dois jogadores por posição que se encaixam na nossa filosofia, o que nos deixa satisfeitos. Quando o elenco estiver completamente fechado, falarei com os atletas e explicarei que minha dificuldade será escolher os titulares. Todos têm qualidade para jogar, todos vão lutar por espaço, e eu terei que definir os 11 que iniciam, os cinco que entram e quem ficará de fora. Esse é um bom problema para ter”, disse.
Com a vitória, o Santos segue na liderança do Grupo B com 15 pontos, três a mais que o Guarani, que empatou na rodada e está em segundo. Red Bull Bragantino e Portuguesa, ambos com 11 pontos, completam a chave e ainda jogam nesta quinta-feira. Caso percam, o Peixe garante a classificação antecipada para a próxima fase.
O Santos volta a campo no domingo (25), às 18h30, quando visita a Inter de Limeira pela última rodada da fase de grupos do Estadual. O duelo será realizado no Estádio Major José Levy Sobrinho.
“Não será um jogo fácil. A Inter de Limeira vende caro os resultados, como vimos contra o Palmeiras, mesmo perdendo por 3 a 0. Precisamos ser sérios e não podemos permitir um tropeço neste momento crucial da competição”, concluiu Caixinha.