08/09/2022

Brasileira comenta movimentação em Londres após a morte da rainha Elizabeth II

Por Marcela Ferreira em 08/09/2022 às 18:24

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

O luto e as homenagens à rainha Elizabeth II, que morreu nesta quinta-feira (8), tomaram conta dos noticiários nacionais e internacionais. A advogada brasileira Maria Isabel Rizzo Araújo, que morou em Santos por mais de dez anos, e que vive em Londres há um ano, relata a comoção do povo inglês.

A advogada conta que estava trabalhando, próximo ao Buckingham Palace, a residência real, e presenciou a reação dos ingleses. “Todo mundo estava comentando durante a tarde, porque os filhos vieram para vê-la. Todos estavam chocados com a notícia. Agora, foi decretado luto de dez dias. Estava cheio de gente fazendo homenagens. Muita gente estava triste”, relata.

Agora, a expectativa é para que o novo rei, Charles III, assuma o trono. “É engraçado ver a opinião das pessoas, porque é muito dividido. Alguns ficam tristes com a morte da rainha, e outros comemoram, por causa do histórico da monarquia e da família real”.

A partir desta quinta-feira (8), começa o luto oficial de dez dias no Reino Unido. A cada dia, será realizada uma cerimônia em homenagem à rainha. “A partir de hoje, o Reino Unido entrou em luto por dez dias, e a cada dia, acontece uma coisa diferente. No décimo vai ser o funeral. Não será feriado, mas os bancos não irão funcionar”, diz Maria Isabel.

Os britânicos aguardam pelo dia da coroação de Charles III como rei, que será feriado. Também foi decretado luto oficial de três dias no Brasil.

Morte da rainha

A rainha Elizabeth 2ª, que por sete décadas ocupou o trono britânico e se tornou um símbolo da monarquia em todo o mundo, morreu nesta quinta-feira (8), aos 96 anos. Seu filho mais velho, o príncipe Charles, deve sucedê-la no trono.

A morte foi confirmada pelo Palácio de Buckingham depois da informação de que ela estava sob cuidados médicos e que a família mais próxima havia sido chamada a Balmoral, na Escócia, onde a rainha passava o verão. Dias antes, em uma de suas últimas aparições, Elizabeth deu posse à nova primeira-ministra britânica, Liz Truss.

Preocupações com sua saúde vinham se avolumando há meses, principalmente desde que ela passou uma noite no hospital, em outubro de 2021, por motivos não totalmente esclarecidos pela monarquia. Desde então, a rainha chegou a cancelar a participação em diversos eventos, públicos -inclusive alusivos à celebração de seu Jubileu de Platina- e mesmo virtuais em decorrência de “problemas de mobilidade”,

Em fevereiro de 2022, ela chegou a receber o diagnóstico de Covid-19, mas se recuperou.

Elizabeth passará para a história como a soberana britânica de mais longo reinado. Em julho de 2015, ela superou os 63 anos e cinco meses de trono da rainha Vitória (1837-1901), cuja coroa, no entanto, tinha um peso bem maior de um imenso império colonial, hoje não mais existente.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.