Brasil se segura com um a menos, goleia Tunísia e avança no Mundial sub-20
Por Folha Press em 31/05/2023 às 17:37
A seleção brasileira venceu a Tunísia por 4 a 1, nesta quarta-feira (31), no Estádio Ciudad de La Plata, na Argentina, e garantiu uma vaga nas quartas de final da Copa do Mundo sub-20.
Marcos Leonardo, Andrey Santos (duas vezes) e Matheus Martins fizeram os gols da seleção brasileira. Os lances aconteceram aos 11 e aos 31 minutos do primeiro tempo, aos 45 e aos 55 do segundo.
Ghorbel fez o gol tunisiano. O tento saiu aos 57 minutos da etapa final.
Robert Renan foi expulso no fim do primeiro tempo. O zagueiro impediu oportunidade clara da Tunísia e foi punido com cartão vermelho direto.
O Brasil enfrentará Israel nas quartas de final. O confronto está marcado para o próximo sábado, às 14h30 (de Brasília), em San Juan. Os israelenses vêm de vitória por 1 a 0 sobre o Uzbequistão.
O JOGO
O Brasil foi forçado a trocar de goleiro, mas o substituto foi pouco testado. Titular durante a fase de grupos, Mycael sentiu dores na coxa esquerda em treino na véspera do jogo. Kaique entrou em seu lugar, e só foi vazado no último lance da partida.
O primeiro tempo foi um ataque contra defesa. A seleção brasileira dominou a posse de bola e as ações ofensivas. O Brasil abriu o placar com Marcos Leonardo, a partir de um vacilo da Tunísia. Em vantagem, a equipe de Ramon Menezes manteve o controle e logo ampliou com Andrey Santos.
A seleção se complicou a partir dos próprios erros. No final do primeiro tempo, Robert Renan foi expulso na tentativa de consertar vacilo de Arthur. A Tunísia deu seus primeiros avanços quando esteve em vantagem numérica, mas teve suas finalizações bloqueadas.
Os papéis se inverteram na segunda etapa. O controle da bola e o ímpeto ofensivo passaram para o lado tunisiano.
Contudo, os africanos sofreram para acertar o alvo. O Brasil se defendeu como pôde e contou com um gol anulado após checagem do VAR. No início dos acréscimos, Matheus Martins aproveitou contra-ataque fatal e garantiu a classificação. Andrey ainda fez mais um, e Ghorbel descontou.