Boto-cinza é encontrado morto em praia de Peruíbe nesta terça

Por Santa Portal em 09/11/2021 às 19:45

Divulgação/Instituto Biopesca
Divulgação/Instituto Biopesca

Um boto-cinza (Sotalia guianensis) foi encontrado encalhado em uma praia de Peruíbe na manhã desta terça-feira (9), por volta das 8h40. O Instituto Biopesca foi acionado para recolher o animal morto, que era um macho adulto com aproximadamente 1,5 metros.

A equipe foi ao local e recolheu a carcaça do animal, que estava em estágio inicial de decomposição. O boto foi encaminhado para a realização da necropsia pela equipe do Instituto. A necropsia é realizada pelos veterinários para investigação da causa da morte.

Segundo o Biopesca, embora ainda não tenha sido possível identificar a causa da morte, estes registros são importantes para a investigação do estado de saúde das populações desta espécie, assim como um ótimo indicador da saúde do ambiente onde ocorrem.

O encalhe desta espécie não é muito frequente na região, este é o sétimo animal este ano, o que torna cada registro uma fonte de informações essencial para a conservação do boto-cinza.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados, ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 (horário comercial) ou (13) 99601-2570 (WhatsApp e chamada a cobrar).

Instituto Biopesca

O Instituto Biopesca é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) no litoral do estado de São Paulo, uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Biopesca monitora o Trecho 8, compreendido entre Peruíbe e Praia Grande.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.