15/11/2019

Berço de craques do passado, Jabaquara completa 105 anos de história e tradição

Por #Santaportal em 15/11/2019 às 22:09

JABAQUARA – Um dos clubes fundadores da Federação Paulista de Futebol, o Jabaquara completa 105 anos de vida nesta sexta-feira. Fundado em 15 de novembro de 1914, com o nome de Hespanha, o Leão da Caneleira é um dos times mais tradicionais do futebol paulista.

Em sua história, o Jabaquara ? que passou a ter esse nome em 1942, após desdobramentos da Segunda Guerra Mundial ? teve grandes craques que marcaram o futebol brasileiro em suas equipes. O goleiro Gylmar dos Santos Neves, ídolo de Corinthians e Santos, e o centroavante Baltazar, conhecido como o ?Cabecinha de Ouro?, que marcou época com a camisa do Timão, são dois dos grandes nomes que defenderam as cores do Jabuca.

O lendário técnico argentino Filpo Núñez também é outra figura emblemática que faz parte da história do Leão da Caneleira, tendo dirigido o time por diversas oportunidades.

Durante muitos anos, o Jabaquara esteve na elite do futebol estadual. A sua queda da primeira divisão ocorreu em 1963. No ano de 1967, em virtude das crises financeiras que atravessou, o Leão da Caneleira passa a se dedicar a equipes amadoras, deixando o futebol profissional. A retomada ocorreu somente em 1977, com o Jabuca inserido naquela que é a atual Série A-3.

Nos últimos anos, os rubro-amarelos têm disputado o Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Neste ano, o Jabaquara fez uma campanha abaixo das expectativas de sua torcida e acabou sendo eliminado ainda na primeira fase da Segundona, sem conquistar nenhuma vitória durante a competição.

No entanto, em uma data especial, vale lembrar que o Leão da Caneleira também acumula glórias em seu currículo, como os títulos da Série A-3 em 1993 e da Série B-2, em 2002.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.