Bancos de sangue de Santos estão com estoque baixo e precisam de doações

Por Santa Portal em 27/02/2022 às 13:20

Imagem ilustrativa/Unsplash
Imagem ilustrativa/Unsplash

A pandemia do novo coronavírus fez com que baixassem os estoques em bancos de sangue de todo o país, e em Santos não foi diferente. Com o período de festas de fim de ano, a situação ficou ainda mais crítica. As instituições precisam de doações e estão a espera de novas manifestações de solidariedade. 

A analista do banco de sangue da Santa Casa de Santos, Luana Loureiro Manhani, explica que todas as tipagens estão com estoque baixo, mas o de O- é o mais alarmante, já que o tipo sanguíneo é compatível com todos os casos. “Nós fazemos um apelo para que todos venham doar, principalmente quem é O-, porque estamos até com problemas de não conseguir realizar certas cirurgias pela falta de bolsas de sangue”, afirma.

Além das cirurgias, as transfusões de sangue também são realizadas em pacientes com doenças hematológicas e câncer. A cada doação são coletados cerca de 450ml, quantidade suficiente para salvar até quatro vidas. “Cada pessoa possui um tipo sanguíneo e o receptor só pode receber o tipo que seja compatível com o dele. Então é importante a doação de todos os tipos, para que na hora que o paciente precise realizar uma transfusão, haja em estoque o tipo compatível com o necessário”, explica a analista.

Homens podem doar até quatro vezes por ano, respeitando o intervalo de 60 dias. Já para as mulheres, o número é de três doações, respeitando o intervalo de 90 dias. As etapas para doação são: realização da ficha cadastral, e pois isso é preciso apresentar documento com foto; triagem física, com aferição de sinais vitais, pulso, pressão arterial, e temperatura; triagem clínica, com perguntas sobre hábitos do entrevistado; e, por fim, a coleta de sangue.

Pequenos atos geram grandes resultados

O programador Hector Martins, 34 anos, doa sangue regularmente desde 2017. Ele, que nunca havia pensado na ideia, doou pela primeira vez ao acompanhar a esposa, Naila, em uma de suas doações. “Já estava lá, pensei: Por que não?”. Na época, Hector nem sabia seu tipo sanguíneo, e a surpresa veio quando descobriu ser doador universal, ou seja, que seu sangue era compatível com todas as pessoas.

“Acho que o que faltava era um incentivo, esse primeiro passo, que é o que falta para muitas pessoas”. Agora, a cada três meses o casal dá sua contribuição – sem ultrapassar o limite de três doações anuais para mulheres, já que comparecem sempre juntos.

Para Hector, um pequeno ato pode gerar grandes resultados. “A gente nunca sabe quem vai precisar dessa doação, quem vai passar por isso amanhã. Mas independentemente disso, temos que doar para quem quer que seja, porque para nós não custa nada e para outra pessoa pode significar vida ou morte”, finaliza.

Requisitos

Para doar, basta estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos. Pessoas acima dos 16 anos também podem doar, desde que possuam autorização de um responsável. O doador deve pesar, no mínimo, 50 kg.

É recomendável que o doador esteja descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e alimentado (evitando refeições gordurosas). É preciso esperar 1h após fazer refeições leves; 2h após refeições pesadas; 12h após ingerir bebidas alcoólicas.

Em relação às vacinas contra o coronavírus, quem tomou dose de CoronaVac deve aguardar 48h, enquanto para as vacinas dos fabricantes Janssen, Pfizer e AstraZeneca, o intervalo é de sete dias. Quem teve covid deve esperar 10 dias desde o fim dos sintomas; e quem teve apenas contato com um infectado, mas testou negativo, deve aguardar 7 dias após o contato.

Pacientes que tenham apresentado quadro gripal devem aguardar quatro dias após o término dos sintomas, enquanto quem fez tatuagem deve esperar pelo menos 1 ano. Cirurgias e procedimentos diversos também exigem períodos específicos de espera. 

Onde doar

Santos possui três bancos de sangue, confira os endereços abaixo:

Santa Casa de Santos, na Avenida Dr. Cláudio Luiz da Costa, 50 – Jabaquara, aberto das 7h às 16h de segunda a sexta e das 7h às 11h aos sábados

Hemonúcleo de Santos, na Rua Oswaldo Cruz, 197, Boqueirão, que atende de segunda a sábado, das 8h às 12h30 (exceto feriados). Telefone (13) 3233-4265.

Casa de Saúde, na Rua Armando de Salles Oliveira, 138, Boqueirão, que funciona das 7h às 17h de segunda a sexta e das 7h às 15h, aos sábados. Telefone (13) 3202-7900.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.