Baixada Santista terá 17 atletas nos Jogos Pan-Americanos; 11 são da Unisanta

Por Gustavo Sampaio em 08/10/2023 às 13:00

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

A Baixada Santista terá 17 atletas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, que acontece entre os dias 20 de outubro e 5 de novembro. Desse montante, 16 representam Santos e um é de Guarujá.

Celeiro de atletas de alto rendimento, a Unisanta terá 11 representantes, sendo dez na natação e uma no karatê. O maior destaque da delegação é a campeã olímpica Ana Marcela Cunha.

Santos

Santos é a cidade com maior número de representantes da região, ao todo, 16 atletas irão embarcar para Santiago em busca de medalhas. O principal destaque da delegação caiçara é a nadadora Ana Marcela Cunha, campeã olímpica em Tóquio 2020 e esperança de medalha na maratona aquática de águas abertas. 

A modalidade com mais atletas de Santos será a natação, serão nove ao todo na busca por medalhas. O principal destaque é Guilherme Costa, que ficou em quarto lugar nos 400m livres no mundial de natação disputado em Fukuoka, no Japão, em julho. 

Leonardo de Deus também é um destaque da modalidade. O atleta de 32 anos foi finalista olímpico em Tóquio 2020 nos 200m borboleta, sua especialidade. O nadador também disputou duas finais de mundiais, além de ser tricampeão pan-americano no estilo borboleta.

Guilherme Basseto, Felipe Ribeiro, Gabrielle Roncatto, Beatriz Dizzoti, Maria Fernanda Costa, Nathalia Almeida e Maria Paula Heitmann são os outros sete atletas que competirão pela natação brasileira em Santiago.

O surf de Santos será representado por Marcos Corrêa, que explicou ao Santa Portal como pode se beneficiar nas praias chilenas para conseguir uma medalha.

“Minha expectativa é bem grande, vai ser em um lugar que é point break de esquerda, estou treinando bem forte para chegar no mais alto nível”, disse o surfista.

O karatê é outra modalidade importante para a Baixada Santista. Brenda Padilha representará Santos na categoria +68kg. A atleta da Unisanta/Fupes busca a medalha após ser campeã do Pan-Americano de karatê disputado no Caribe em 2022.

O ciclismo terá dois representantes de Santos em Santiago: João Vitor da Silva e Maria Muller. João Vitor disputará o estilo Sprint e Keirin, enquanto Maria focará no Keirin.

Calebe Corrêa Ferreira participa dos jogos pela Luta Olímpica, na categoria -67kg. O lutador está disputando os Jogos Abertos do Interior e se prepara forte em busca de medalha no Pan-Americano.

Na patinação caiçara, o atleta Erick Medziukevicius Leite, que conquistou duas medalhas de prata nos Jogos Sul-Americanos de Assunção, no Paraguai, em 2022, terá a oportunidade de tentar repetir o bom desempenho em busca de medalha.

Guarujá

Guarujá terá apenas um representante nos jogos Pan-Americanos: Luiz Diniz, o “Bolinha”. O atleta campeão do SUP Wave (stand-up ou surfe com remo) conquistou a vaga nos jogos de Santiago. Bolinha também foi campeão do Pan-Americano do Panamá em agosto deste ano, e busca manter o rendimento no Chile.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.