29/12/2020

Autoridades estaduais notificam Baixada Santista por descumprir medidas do Plano São Paulo

Por #Santaportal em 29/12/2020 às 18:36

NOTIFICAÇÃO – A Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado, chefiada por Marco Vinholi, notificou as cidades da Baixada Santista pelo descumprimento das medidas do Plano São Paulo no Réveillon. 
A determinação do governador João Dória é de que todos os municípios do Estado fiquem, temporariamente, na Fase Vermelha entre os dias 1º e 3 de janeiro. Além disso, o Estado exige o fechamento das praias durante a virada do ano – medida que já foi refutada por Praia Grande e outros municípios da região
Segundo a Secretaria, cópias das notificações já foram encaminhadas ao Ministério Público do Estado e, nas palavras do secretário, as prefeituras poderão responder judicialmente. 

Notificadas
Até o momento, somente Santos e Guarujá admitiram ter recebido a notificação.

Resposta
Em nota oficial, o Governo de São Paulo reforça que é prerrogativa das Prefeituras estabelecer restrições mais rígidas do que as previstas no Plano São Paulo, a qualquer tempo, e não apenas no período de festas de Natal e de ano novo. O Estado reafirma seu apoio aos 645 municípios paulistas para ações conjuntas sobre a importância do distanciamento social, o uso obrigatório de máscaras faciais e a restrição às aglomerações para conter o avanço do contágio de coronavírus.

 
Os decretos e ações municipais devem observar a classificação do Plano São Paulo, que se baseia no panorama da evolução da doença e na capacidade hospitalar dos Departamentos Regionais de Saúde (DRSs). O Plano São Paulo estabelece regra comum para todos os municípios paulistas, com base em critérios científicos e de saúde.
 
O Estado alerta que a quarentena segue em vigor e que a conscientização da população é fundamental para a preservação de vidas. A fiscalização de estabelecimentos comerciais, assim como os demais espaços municipais, é de responsabilidade das prefeituras.
 
A Secretaria de Desenvolvimento Regional tem dialogado com as prefeituras para o bom entendimento das ações de enfrentamento ao coronavírus e informa que notificou 20 cidades paulistas por descumprimento às normas do Plano São Paulo. Cópias das notificações foram encaminhadas ao Ministério Público de São Paulo para providências cabíveis.
 
As medidas mais restritivas, anunciadas na última semana, estão ancoradas em critérios científicos, com aval do Centro de Contingência do coronavírus. O integral cumprimento das normas é fundamental para a contenção das taxas de contaminação da Covid-19 em todo o estado.
 

Cidades
Além das nove cidades da região, o Estado notificou Mogi das Cruzes e Cotia, Grande São Paulo; Barretos, Bauru, Olímpia, Catanduva, Socorro e Franca (Interior); São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba (Litoral Norte)

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.