21/03/2017

Atletas de Karatê da Unisanta são apresentados para projeto olímpico Tóquio 2020

Por Marcelo Lopes/Colaborador em 21/03/2017 às 11:59

KARATÊ – Na manhã desta terça-feira (21), a Universidade Santa Cecília (Unisanta) apresentou os atletas de Karatê integrantes do Projeto Olimpíco Tóquio 2020 da instituição. A coletiva aconteceu no Consistório da Universidade. Estiveram presentes membros da direção da Universidade e a equipe que vai encarar o tatame.

A coletiva antecedeu a participação de alguns atletas da equipe como Érica Santos, bicampeã Pan-Americana, nova vezes campeã Brasileira e 13vezes campeã Paulista. “Karate nos forma cidadãos antes de atletas”, comentou Érica.

Luana Bueno, bicampeã Brasileira, pentacampeã Paulista, tricampeã dos Jogos Abertos do Interior, iniciou num projeto social São Vicente. Começou a competir e se ingressou com o professor Paulo Bartolo. Para esse ano, os objetivos de Luana são os campeonatos internacionais e nacionais. “Estou e estamos nos preparando muito para esses campeonatos para ganharmos”, disse.

Como Campeã Mundial Escolar do ano passado, Luana conquistou o título estadual, nacional e internacional na Turquia. “Uma experiência muito diferente e incrível, não tem como esquecer”, destacou.

Como funciona
Começa um processo seletivo internacional das categorias que são agrupadas na Olimpíada, com categoria de kata e só três de luta por sexo. Como geralmente são disputadas seis categorias, essas categorias vão se agrupar, começando um processo seletivo que vai se desencadear para os oito melhores estarem nas Olimpíadas. Ou seja, o campeão da Ásia; Europa; América e mais o atleta que ganhar a seletiva estarão no torneio olímpico. Essa composição dura de dois a três anos.

Projeto
O Projeto Olímpico Tóquio 2020, é um apoio que a Unisanta está dando para a equipe Resistência/Unisanta/Home Life/Fupes de Karate. “Nós estamos tendo apoio dessas empresas para colocar um atleta da nossa casa (Unisanta) na Olimpíada 2020, estamos também com grandes competidores, um público jovem e já estamos também trazendo a base junto para ter resultado”, comentou o professor Bartolo.

Em relação ao treinamento da equipe, o professor espera ter um rendimento bom pelo fato de quem irá competir estar se formando no Karate. “Mais do que nunca a gente quer é sucesso na vida deles, e com essa união do Santa, além de prepará-los como atletas dando base para depois da fase de atleta continuarem como cidadãos”, afirmou.

Para Marcelo Teixeira, pró-reitor administrativo da Unisanta, este é sempre um trabalho visionário, que antecipa fases na vida destes esportistas. “O Santa Cecília sempre revelou muitos atletas do Karatê, não só em resultados a títulos regionais, estadual, nacional e internacional. Isso é um orgulho para o Santa e para o Brasil”, declarou.

Os atletas irão participar da etapa Pernambuco do Campeonato Brasileiro, de 23 a 26 desse mês. Essa será a única seletiva nacional da categoria Sênior, visando os Jogos Pan-Americanos de Karate, marcados para agosto, na Argentina.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.