Assaltante que manteve mulheres reféns em Cubatão já foi preso por tentar matar PMs
Por Santa Portal em 03/12/2025 às 10:00
O homem que manteve duas mulheres reféns durante um assalto a uma loja em Cubatão, no litoral de São Paulo, na última segunda-feira (1º), já havia sido preso anteriormente por tentar matar policiais militares em 2022.
De acordo com decisões da Justiça, Isaac Luiz de Souza Barbosa foi preso em flagrante em novembro de 2022 após trocar tiros com policiais para evitar a prisão durante outra ocorrência. Na ocasião, a Promotoria denunciou Isaac por cinco tentativas de homicídio qualificado e afirmou que os disparos foram feitos contra policiais em serviço para garantir a impunidade de outros crimes.
A Justiça decretou a prisão preventiva e manteve o acusado preso ao longo do processo, destacando o risco de ele voltar a cometer crimes violentos. Em decisão de março de 2023, o magistrado afirmou que o réu demonstrava “inclinação à reiteração criminosa, em detrimento da ordem pública” e manteve a prisão.
Isaac deixou a prisão em março deste ano e passou a responder em liberdade. Uma audiência no mesmo mês mudou a tipificação do crime de tentativa de homicídio para lesão corporal.
Assalto com reféns
Duas mulheres foram feitas de reféns durante um assalto a uma loja de celulares na Avenida 9 de Abril, em Cubatão, no litoral de São Paulo, na noite desta segunda-feira (1º). Em um vídeo gravado por testemunhas, Isaac aparece apontando a arma para a cabeça de uma das vítimas, funcionária da loja.
Segundo apurado pelo Santa Portal, o assalto teve início por volta das 19h. Outro suspeito tentou fugir e foi contido por testemunhas até a chegada da polícia.
O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Polícia Militar, precisou ser acionado para realizar as negociações com o criminoso armado. Uma das vítimas foi liberada durante o procedimento.
Após cerca de 1h30, o criminoso se rendeu e a segunda vítima foi liberada. O autor foi contido pelos policiais militares e preso.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) confirmou a prisão em flagrante de dois homens, de 21 e 26 anos, por tentativa de roubo. A dupla foi conduzida à Delegacia de Cubatão, onde a detenção foi formalizada, e permaneceu à disposição da Justiça.