Arte no Dique terá sede em Portugal, onde participa de fórum internacional

Por Santa Portal em 20/10/2023 às 06:00

Divulgação
Divulgação

Com 21 anos de forte atuação no Dique da Vila Gilda, onde está a maior favela sobre palafitas do país, em Santos, o Instituto Arte no Dique, visando intensificar seu trabalho e formar parcerias que abram novos horizontes aos alunos da ONG, representará a cidade de Santos no Fórum Internacional Esfera(s), que acontece nos dias 27 e 28 de outubro e é organizado pela Universidade Federal de Coimbra, em Portugal.

Os objetivos do evento – bienal – são sensibilizar para a importância e papel das artes na criação de novas competências relacionadas com as várias áreas profissionais, sociais e pessoais; equacionar o equilíbrio entre o desenvolvimento tecnológico, pessoal e cultural das novas gerações, no âmbito das ideias.

Participam representantes de diversos países. A delegação santista contará 13 representantes do Arte no Dique, incluindo o presidente do Arte no Dique, José Virgílio Leal de Figueiredo e sete jovens da percussão, mais professores e equipe de comunicação e produção, a Secretária de Turismo, Economia Criativa e Desenvolvimento de Santos, Selley Stourino, representando o prefeito de Santos, Rogério Santos, a reitora da Unisanta Doutora Sílvia Teixeira, e o Governo Federal, representado pelo Ministério da Cultura com Leandro Grass (Presidente do IPHAN).

Antes do embarque, nesta segunda, 23 de outubro, 10h, no Paço Municipal, no evento em homenagem ao aniversário do Rei Pelé, o Coletivo Querô do Arte no Dique se apresentará e fará a despedida oficial em encontro com o prefeito Rogério Santos, celebrando a ida dos jovens que farão apresentações em Portugal.

Programação santista no Fórum Esfera(s)

Dentro da programação, José Virgílio palestra no dia 27 às 15h. E haverá, em 28 de outubro, das 9h às 17h30, uma oficina de Música e Objetos Musicais com o Professor de Marcenaria do Arte no Dique, Nilson Mariano. A oficina de Marcenaria do Arte no Dique contar com parceria do Rotary Club Santos e os instrumentos são produzidos por jovens alunos do instituto.

“Trata-se de uma troca imensurável que será realizada. Já que nossos alunos terão contato com outros artistas e profissionais, de vários países e, ao mesmo tempo, poderão expor seus talentos e, com essa oficina, mostrar o que é aprendido na comunidade, cujos talentos precisam ser mostrados ao mundo”, ressalta José Virgílio Leal de Figueiredo.

“Temos exemplos de jovens que se tornaram músicos profissionais na Itália e na França graças a este intercâmbio. E a participação neste fórum é o auge destas parcerias e certamente contribuirá para que estas crianças e jovens tenham abertas mais possibilidades e vislumbres de futuros”, destaque o gestor da instituição.

Em 28 de outubro, o Coletivo Querô fará o show de encerramento da programação.

Sede em Portugal

O intercâmbio será coroado com a definição da sede do Arte no Dique, em Coimbra, que será selada em José Virgílio e João Falcão Neto, produtor cultural soteropolitano residente em Portugal e que intermediou essa tratativa com a prefeitura de Coimbra. O objetivo dessa nova sede é intensificar os intercâmbios e possibilitar que crianças e jovens do Dique da Vila Gilda aperfeiçoem seus conhecimentos no exterior, bem como o Arte no Dique leve sua expertise para promover oficinas e cursos em Portugal.

Divulgação
loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.