17/03/2014

Após duas prorrogações, Brasil derrota Argentina e é ouro no handebol masculino

Por #Santaportal em 17/03/2014 às 10:48

Após duas prorrogações, a seleção masculina do Brasil conquistou o ouro nos Jogos Sul-Americanos em cima da Argentina neste domingo (16). A partida aconteceu no Ginásio Polidesportivo de Viña del Mar, e o Brasil fechou o jogo em 25 a 23, tornando-se bicampeão dos Jogos Sul-americanos, já que em Medellin 2010, o país também foi ouro. A vitória rendeu também a classificação para os Jogos Pan-americanos Toronto 2015. O Chile conquistou o bronze ao vencer em casa o Uruguai, também neste domingo, por 27 a 21.

A partida foi disputada ponto a ponto, e as equipes se alternavam na liderança do placar. Logo no início, o Brasil perdeu um de seus principais jogadores, o pivô Vinicius, que foi expulso. Ainda na primeira etapa, o armador Valadão se lesionou, mas, após atendimento médico, continuou na partida. A primeira etapa terminou com a Argentina na frente por 14 a 13.

O segundo tempo seguiu igualmente equilibrado, mas os brasileiros voltaram com uma postura mais agressiva e ainda mais concentrados. A receita deu certo. O placar terminou igual em 21 gols, o que obrigou as equipes a partirem para a prorrogação. Os primeiros cinco minutos não foram suficientes para definir o confronto, pois com 23 a 23, tiveram que jogar mais cinco minutos. Nesse período o Brasil neutralizou o ataque da Argentina e conseguiu fazer mais dois gols, enquanto o adversário não voltou a colocar a bola na rede.

Outro jogador que esteve presente nas principais conquistas do handebol brasileiro nos últimos tempos é o goleiro Maik. Suas defesas foram fundamentais para a conquista do ouro, principalmente nos momentos decisivos. O treinador Jordi Ribera destacou o equilíbrio emocional que a equipe precisou ara vencer, depois de um jogo tão acirrado.

A conquista masculina se junta à da Seleção Feminina que também garantiu a medalha de ouro na competição, após somar o maior número de pontos depois de cinco rodadas. Os outros lugares do pódio também se repetiram, com a Argentina em segundo e o Chile em terceiro.

* Com informações do Comitê Olímpico Brasileiro.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.