30/08/2021

Anvisa prorroga norma para importação emergencial de remédios do ‘kit covid’

Por Santa Portal em 30/08/2021 às 21:35

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) prorrogou a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 483/2021 que prevê os requisitos para importação de dispositivos médicos novos e medicamentos prioritários para uso em serviços de saúde por conta da pandemia de covid-19.

A medida foi apresentada em março, quando houve escassez de medicamentos para o chamado ‘kit covid’, para tratar pacientes infectados pelo vírus. Agora, a medida foi prorrogada até 13 de novembro. 

A ideia é prover a oferta de medicamentos e dispositivos médicos utilizados nos ambientes hospitalares para tratamento de pacientes acometidos pela covid-19, em especial aqueles utilizados na sedação e anestesia para a intubação orotraqueal.

Desde março, tendo em vista as dificuldades relatadas pelos hospitais em adquirir no mercado nacional quantidade suficiente dos medicamentos utilizados nas Unidades de Terapia Intensiva, a norma foi prorrogada por duas vezes.

A nova prorrogação da norma foi motivada pela atual situação pandêmica nacional, com aumento da prevalência da variante Delta, que pode se tornar a linhagem dominante em circulação nos próximos meses.

Durante toda a pandemia, o risco da falta dos medicamentos no mercado foi eminente e um possível aumento na incidência de novos casos de covid-19 pode impactar na necessidade por esses produtos.

De acordo com o diretor relator, Alex Campos, “O cenário epidemiológico dos próximos meses é incerto, sendo preciso antecipar as medidas regulatórias necessárias ao seu enfrentamento”.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.