23/08/2020

Antecipação do retorno das aulas presenciais na região ainda é avaliada

Por #Santaportal em 23/08/2020 às 16:56

EDUCAÇÃO – Ainda é incerto o retorno das atividades presenciais nas escolas das redes públicas e privadas da Baixada Santista. Até o momento, apenas Praia Grande e Cubatão já descartaram a antecipação do regresso escolar neste ano letivo.

Em Santos, apesar da Administração Municipal ainda não ter confirmado se as aulas serão retomadas em 2020, uma pesquisa com mais de 8 mil pais e responsáveis indicou que 80% não querem que as aulas presenciais ocorram este ano.

O estudo apontou ainda que mais de 70% dos que responderam ao questionário da Educação Básica Obrigatória e EJA se sentem mais seguros de voltar após a distribuição da vacina.

As demais administrações ainda aguardam a evolução dos casos de Covid-19, nas próximas semanas, para definir uma eventual data de retomada das atividades presenciais na escola.

Um planejamento regional deverá ser estabelecido por meio do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), ainda sem data.

Por determinação do governo paulista, caberá às administrações municipais determinar o regresso dos alunos às salas de aula. A previsão é que as escolas possam reabrir parcialmente a partir do próximo dia 8 de setembro. Neste primeiro momento, as instituições atenderiam apenas alunos com mais dificuldade de aprendizado, em atividades de reforço. Já a retomada gradual dos demais matriculados é prevista para 7 de setembro. 

Na última sexta-feira (21), um calendário para a retomada das aulas presenciais foi apresentado pelo governo de São Paulo. A ideia é que a programação dos alunos comece a mudar já a partir da próxima semana, com uma semana de descanso. Sem conteúdo letivo, os alunos terão conteúdos lúdicos. Os professores terão folga. 

A resolução deve ser publicada pela pasta no dia 24. Em uma etapa inicial, na semana em questão, os alunos participarão de oficinas socioemocionais, com conteúdos como teatro, desenho, inglês, games, dança e atividades físicas. A programação é opcional. 

O retorno conta com um calendário dividido em três etapas: 

– 24 a 28 de agosto: semana de descanso, opcional, com conteúdo lúdico para estudantes

– 8 de setembro: reforço escolar, opcional, para escolas em regiões há 28 dias na fase amarela

– 7 de outubro: retorno às aulas presenciais, com limite de 35% dos alunos matriculados 

Para pesquisadores dos grupos Ação Covid-19 e Rede Escola Pública e Universidade, a proporção máxima de estudantes que poderiam voltar às aulas presenciais no Estado de São Paulo com nenhuma infecção ou baixo risco de contágio pelo novo coronavírus está entre 6,86% e 20,27%, considerando o cumprimento dos protocolos sanitários.  No cenário em que a minoria segue as recomendações, seria preciso ter de 3,73% a 11% da quantidade de alunos no colégio para uma reabertura com maior segurança.

 

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.