Ana Marcela Cunha, da Unisanta, disputa Maratona Aquática nas Olimpíadas nesta terça

Por Santa Portal em 03/08/2021 às 06:02

A nadadora Ana Marcela Cunha, da Unisanta, disputa os 10 km da Maratona Aquática nas Olimpíadas de Tóquio nesta terça-feira (3). A Universidade Santa Cecília (Unisanta) reunirá atletas e funcionários na torcida pela atleta.

A expectativa para a prova é grande, e a partir das 18h30, haverá transmissão da prova no Bloco M da Unisanta, e a previsão do término é para as 20h30. É preciso confirmar a presença pelo e-mail assecom@unisanta.br.

Ana Patrícia Cunha, mãe da atleta, convidou a todos a fazer parte da torcida “conto com a torcida, vibrações e energia de todos”. 

Foi por iniciativa de sua mãe que Ana Marcela aprendeu a nadar ainda na creche, aos dois anos de idade. Promissora desde jovem, ela foi convocada para a Seleção Brasileira de Piscina, aos 12 anos. Entretanto, em 2006, com 14 anos, já estava nas águas abertas.

Com apenas 17 anos, nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, na estreia da modalidade em Olimpíadas, conseguiu o quinto lugar na prova dos 10km. Em 2010, foi campeã da Copa do Mundo, eleita pela Fina, pela primeira vez, a melhor nadadora do mundo e também ganhou o Prêmio Brasil Olímpico, do COB.

No Mundial de Xangai 2011, chegou ao ouro da prova de 25km. Em 2012, sagrou-se bicampeã mundial. Já no último Mundial, em Barcelona 2013, foi prata na prova dos 10km e bronze na de 5km.

Em 2014, ela conseguiu mais um título: foi escolhida pela Federação Internacional de Natação (FINA) como a melhor nadadora de maratonas aquáticas do mundo em 2014. No mesmo ano, também entrou para história ao bater o recorde dos 36 km da Travessia Capri-Napoli e garantiu o octacampeonato brasileiro.

Ana Marcela carimbou seu passaporte para os Jogos Olímpicos do Rio em 2016, conquistou 11 pódios internacionais consecutivos e ainda trouxe a única medalha de ouro para o Brasil no Mundial de Kazan, na prova dos 25 km. Em dezembro, em noite de gala no Rio de Janeiro, todos os seus feitos foram reconhecidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro – COB – que a declarou ‘A melhor atleta do ano de 2015’.

Em 2016, nos Jogos Olímpicos Rio 2016, era uma das favoritas ao pódio, mas devido a um problema com sua alimentação no meio da prova, terminou em 10º lugar. No fim do mesmo ano, submeteu-se a uma cirurgia para retirada do baço que a deixou 2 meses parada.

Em 2017 a volta por cima. Recuperada, Ana Marcela conquistou três medalhas no Mundial da Hungria e entrou para a história ao se tornar a maior medalhista em mundiais da modalidade. No mesmo ano, a Fina também a elegeu como a melhor atleta do mundo pela quarta vez.

Título inédito

Eleita seis vezes melhor do mundo nas Águas Abertas e multimedalhista em Campeonatos Mundiais, Ana Marcela chega a Tóquio para a disputa de sua terceira edição de Jogos Olímpicos. A atleta busca uma medalha inédita em seu vasto currículo na Maratona Aquática.

Juntos, Ana Marcela e o técnico Fernando Possenti brilham há anos. Eles conquistaram, ao todo, dez medalhas em Campeonatos Mundiais (quatro de ouro, duas de prata e quatro de bronze), o título da Fina Marathon Swim World Series por duas vezes, ouro no Sul-Americano de Lima e o ouro nos Jogos Pan-Americanos também realizados na capital peruana. Além disso, conquistaram o título do Campeonato Mundial Militar, realizado em 2019, na China.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.