Ex-aluna de escola pública de São Vicente é aprovada em três faculdades dos EUA e busca ajuda
Por Allanis Rebelo em 31/05/2023 às 06:00
Ana Sophia Malo Martins, de 20 anos, ex-aluna de uma escola pública de São Vicente, realizou a vontade de muitos vestibulandos: foi aprovada em três universidades nos Estados Unidos. Agora, ela busca ajuda financeira para dar sequência neste sonho.
A jovem, que sempre sonhou em estudar no exterior, tem a oportunidade de ser a nova caloura da Temple University, Stetson University ou The University of Arizona. Mas a escolhida foi a Temple, uma universidade pública localizada na Filadélfia, Pensilvânia, nos Estados Unidos.
“Eu sempre quis ir para o exterior mas não sabia da possibilidade de estudar fora. [Quando descobri] Não pensei duas vezes em tentar, foi bem desafiador, uma oscilação de emoções, mas não desisti”, conta a jovem empolgada.
Ana completou o Ensino Médio na E. E. Profª Zulmira de Almeida Lambert em 2020, e atualmente mora e trabalha em Santos. Focada nos estudos, ao terminar a escola, a aluna chegou a ser aprovada em uma universidade pública, mas não conseguiu cursar por ser distante.
“Fui aprovada em uma universidade federal, porém fora de São Paulo e acabei não conseguindo ir, continuei trabalhando por aqui até que na internet encontrei a oportunidade de estudar fora do país,” explica.
Durante o processo, Ana ingressou em uma escola preparatória online, onde diversas pessoas que estão na mesma situação se reúnem para ajudar umas às outras a separar as documentações. Lá tinham aulas gravadas e ao vivo para responder dúvidas.
Ana Sophia também é formada técnica em administração com especialização em gestão de projetos. O curso em que foi aprovada, Gestão de Eventos e Entretenimento, envolve tudo o que ocorre por trás de um projeto, área que já está familiarizada.
E o sonho vai além dos Estados Unidos! Devido a um programa de honras da universidade, Ana poderá cursar o primeiro ano no campus de Roma, na Itália.
“Ganhei algumas bolsas por mérito, mas elas não cobrem o valor integral de tudo, então criei uma vaquinha na internet, fiz uma rifa, para tentar arrecadar todo o valor que falta e conseguir embarcar em agosto”, conta.
A jovem conseguiu uma série de bolsas de estudos, que a soma corresponde a cerca de 60% do valor das mensalidades. Inicialmente para realizar o sonho era em torno de R$ 39 mil, mas devido à complicações no site da universidade, uma das bolsas teve problemas e o valor subiu para R$ 100 mil.
“Pensei em desistir por isso, mas muitas pessoas já haviam começado a me ajudar, então estou tentando correr atrás de muitas maneiras,” explica a menina.
Para conseguir o visto de estudante, Ana Sophia precisa comprovar que possui o valor até o final de junho. Devido o prazo curto, a jovem está em busca de alguma empresa que possa ajudar, além de ter criado uma vakinha.
Interessados em ajudar a Ana podem entrar em contato pelo número (13) 99124-3289 ou pela campanha no Vakinha.