Alberto Mourão, do MDB, é eleito novo prefeito de Praia Grande
Por Rodrigo Martins em 06/10/2024 às 19:13
Alberto Mourão (MDB) foi eleito prefeito de Praia Grande. O novo chefe do Executivo praia-grandense teve 64,66% dos votos válidos e governará a Prefeitura da Cidade pelos próximos quatro anos. Ele teve 107.796 votos.
Em segundo lugar ficou Danilo Morgado (União Brasil), com 18,57%, seguido por Dr. Lissandro (PL), que teve 12,83%. Danilo Sugoi (Mobiliza) ficou na quarta colocação, com 3,25%, e Pai Roblez (PDT) em quinto lugar, com 0,68%. 9.641 eleitores anularam seus votos, o que representa 5,26% total dos votos, enquanto 6.850 votaram em branco (3,74%).
Com a vitória na eleição deste ano, Mourão deixará o seu cargo de deputado federal para ser prefeito de Praia Grande, naquele que será o seu sexto mandato à frente do Município.
Mourão tem 70 anos, é advogado e empresário do ramo da Construção Civil.
Planos do prefeito eleito
Em entrevista exclusiva ao Santa Portal, o prefeito eleito falou sobre o resultado da eleição e sobre os seus planos para a Cidade.
“Pelas pesquisas a gente esperava 65%, então bateu dentro do que vinha sendo colocado pelas pesquisas. Sem dúvida essa votação é um reconhecimento do trabalho, das administrações que fizemos a frente de Praia Grande. Durante toda a campanha tentei discutir propostas, falando com os nosso candidatos a vereador, elaborando o nosso plano de governo e fazendo uma campanha limpa. A gente vai voltar a governar para entregar o que a população precisa”, disse Mourão.
Sobre seu plano de governo, o prefeito eleito destacou que a Saúde deve ser uma das áreas que deve receber maior atenção.
“Agora vou voltar para as ruas, ouvir as pessoas, precisamos aprimorar ideias e traçar os planos no dia-a-dia para os desafios que vamos ter pela frente. Não fiz promessas que não poderiam ser feitas. A gente tem que olhar o orçamento, ver o que está dentro do nosso planejamento e priorizar o que é mais emergencial. Sabemos que temos problemas para resolver especialmente na Saúde. Temos filas de exames, precisamos regularizar isso e aprimorar os serviços. Mas não é só aumentar os serviços, temos que fazer com que as nossas unidades acolham melhor as pessoas, para que a máquina possa atender quem mais precisa. Precisamos humanizar ainda mais os serviços, ter um carinho especial com as pessoas que mais precisam”, destacou.
Alberto Mourão também ressaltou a importância de um trabalho metropolitano para que os Municípios da Baixada Santista possam superar seus desafios.
“Creio que as decisões metropolitanas são fundamentais para que todas as cidades cresçam. Se os governantes tiverem a percepção de que ajudando o vizinho será importante, nós podemos pensar soluções que vão ajudar todas as cidades da região. Tenho longa experiência nisso, tanto como prefeito como deputado federal, então temos que pensar de maneira metropolitana e superar as diferenças. Temos que atuar em conjunto, vou buscar isso. Precisamos de um hospital regional que possa atender pacientes que ficam dias e dias esperando por exames. Precisamos discutir e ver as prioridades, dignidade é fundamental para o tratamento das pessoas. Temos problemas como o sistema viário de Santos e São Vicente, é algo que impacta em outras cidades da região. Juntos, podemos discutir soluções que sejam boas para todos”, argumentou.
Sobre a sua futura equipe de governo, Mourão falou que não tem nenhum nome definido e que isso será discutido a partir de agora. “É uma promessa que sempre fiz em respeito a Deus, sempre mantenho a cautela, não decido equipe antes da eleição. Eu penso assim, porque sempre acho que se eu fizer diferente, Deus pode me punir. Não tenho nenhum nome definido, mas agora vou analisar com calma. Teremos dados mais detalhados, passada a comemoração da vitória vou fazer uma reflexão, analisar os nomes das pessoas e as suas competências para cada área. A partir disso, iremos montar a nossa equipe e divulgaremos os nomes”, concluiu o futuro novo prefeito.
Trajetória de Mourão
Alberto Mourão começou sua trajetória nas eleições de 1982, como candidato a vereador de Praia Grande, pelo então PMDB/SP. Na oportunidade, era o mais jovem e foi o mais votado entre todos os pretendentes. Cumpriu seu mandato de 83 a 88, presidindo a Câmara Municipal da cidade nos últimos dois anos.
Já em 1988, foi eleito vice-prefeito do município e em 89, de janeiro a setembro, atuou como Secretário Municipal de Educação.
Sua primeira eleição para prefeito ocorreu em 1992, sendo o escolhido pela população da cidade para administrá-la pelos quatro anos seguintes. Ao todo, Mourão comandou os destinos de Praia Grande nos seguintes períodos: 1993-1996, 2001-2004, 2005-2008, 2013-2016 e 2017-2020.
Em 1998, Mourão fez sua estreia como deputado federal pelo PMDB/SP, sendo eleito com 122.734 votos (o primeiro deputado federal da história da cidade). Exerceu seu mandato até o ano 2000, quando foi escolhido prefeito de Praia Grande pela segunda vez.
Nas eleições de 2010, Mourão retornou à Brasília, após obter 104.433 votos válidos na sua segunda candidatura como deputado federal, ficando com a 5ª suplência da coligação.
Assumiu o mandato parlamentar em 14 de fevereiro de 2011, onde se destacou pela atuação na presidência da Subcomissão Permanente de Portos e Vias Navegáveis e pela apresentação de vários projetos nas áreas de Saúde, Segurança, Transporte, Educação e Empregos.
Após retornar ao agora MDB em 2022, Mourão foi eleito deputado federal pela terceira vez, com 114.234 votos, sendo novamente um dos escolhidos para representar a Baixada Santista e o Vale do Ribeira na Câmara dos Deputados.