Acolhe PG oferece orientações sobre amamentação por telefone

Por Santa Portal em 01/09/2021 às 10:27

lza Fiuza/Agência Brasil
lza Fiuza/Agência Brasil

A central telefônica Acolhe PG iniciou um atendimento específico para as novas e futuras mães. É o Disk Amamentação, um canal direto com profissionais capacitados em fornecer orientações e tirar dúvidas a respeito do tema, seja por telefone ou por WhatsApp. O objetivo é reforçar a importância do aleitamento materno para manter os bebês saudáveis e diminuir a mortalidade infantil.

O novo serviço é uma ação da Prefeitura de Praia Grande em referência ao Agosto Dourado, o mês que simboliza a busca pelo incentivo à amamentação. A cor dourada foi incorporada à campanha devido ao padrão ouro de qualidade do leite humano. “Trata-se de uma oportunidade de fortalecer a conexão da mãe com o filho, incentivando e ajudando na promoção do aleitamento materno”, afirmou a diretora do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), Fabiana Dourado.

O atendimento ocorre pelo telefone (13) 3496-5262 de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h por ligação ou mensagem. Nesse período, pediatras, nutricionistas, fisioterapeutas e demais profissionais de saúde capacitados em aleitamento materno estarão à disposição para tirar as dúvidas das munícipes e também de profissionais da rede que necessitem apoio técnico.

E nos casos em que a dúvida indique um acompanhamento presencial, a paciente será encaminhada pelo próprio serviço para a sua Unidade de Saúde da Família (Usafa). Isso porque cada Unidade de Saúde da Família conta com um servidor treinado durante a “Capacitação para Equipes no Manejo Clínico da Amamentação”, promovida pela Sesap em agosto, no Complexo Hospitalar Irmã Dulce e na Usafa Noêmia.

Outro trabalho a ser realizado pela equipe do Acolhe PG vai ser a Abordagem Precoce. Nela, as mães que receberem alta hospitalar e forem encaminhadas para a Usafa serão contatadas antes da primeira consulta com o objetivo de antecipar a resolução de dúvidas sobre a amamentação.

“Os primeiros 15 dias são os que mais ocorrem o desmame precoce, então a nossa ideia é dar um suporte para essa mãe e evitar o desmame, pois com isso vamos ajudar no combate à mortalidade infantil, pois o leite é fundamental para a saúde da criança”, explica a coordenadora do Acolhe PG, Nathamy Jannuzzi.

A amamentação é recomendada pelo Ministério da Saúde para crianças pelo menos até dois anos ou mais, sendo, de maneira exclusiva, até os seis meses. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de 6 milhões de vidas são salvas todos os anos devido ao aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

Acolhe PG

Além do Disk Amamentação, o Acolhe PG oferece o acompanhamento de pacientes, atendimento específico de gestantes de alto risco, agendamento de consulta nas Especialidades Médicas, além do atendimento e monitoramento dos casos suspeitos e confirmados da covid-19. Esse serviço em específico funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados das 8h às 17h. O atendimento ocorre pelos telefones 162 e 3496-2281.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.