57º Festival Música Nova inicia agenda na Pinacoteca nesta quinta-feira
Por Santa Portal em 06/12/2023 às 21:00
Berço do maestro Gilberto Mendes (1922-2016), Santos é o palco inaugural do 57º Festival Música Nova (FMN) ‘Gilberto Mendes’ nesta quinta-feira. A programação gratuita que circulará por sete cidades paulistas até dia 15 de dezembro, terá início na Pinacoteca Benedicto Calixto (Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão).
No dia 7, estão previstos: às 18 horas, o concerto ‘Travessias’, com Octeto Vocal e regência de Ricardo Cardim; às 19 horas, a oficina ‘A música coral de Gilberto Mendes’, com o compositor e regente Roberto Martins; e às 20 horas, o lançamento do livro ‘Poéticas do Agora’, uma coletânea de artigos sobre Mendes e a Música Nova.
No dia seguinte, a Pinacoteca receberá, às 18 horas, o concerto ‘Música Nova e outras Novas’, com o Duo Landum, do flautista José Simonian e o pianista Antonio Eduardo, e, às 19 horas, Simonian ministrará a oficina ‘Descobrindo Música’. Já a Área Continental será agraciada com o concerto ‘Quintino de Lacerda’, do Ensemble Quintino de Lacerda, às 15 horas, na Praça Encarnacíon Alves Corpaz (Caruara).
Neste ano, o festival mais longevo do gênero na América Latina ganha caráter híbrido – com apresentações virtuais pelo YouTube e também presenciais -, e se amplia em uma programação pelas cidades de Cubatão, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São Joaquim da Barra, São Paulo e São Vicente. Ao todo, são 35 atividades culturais gratuitas, como concertos sinfônicos e de música de câmara, masterclasses de instrumentistas, oficinas e palestras, além de outras ações que dialogam com o gênero.
Idealizado pelo maestro santista Gilberto Mendes (1922-2016) e concebido em 1962, o Festival Música Nova chega à 57ª edição com coordenação geral de Rubens Russomanno Ricciardi e direção artística de Lucas Galon e Márcio Barreto. O FMN é uma realização do Governo de São Paulo através da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas, por meio do ProAC Editais. Saiba mais.