25/01/2024

19º Mostra de Arte Cortejo Quiloa promove reflexão sobre herança e legado em Santos

Por Santa Portal em 25/01/2024 às 06:00

Divulgação
Divulgação

A ‘Mostra de Arte – 19º Cortejo Quiloa’ propõe uma reflexão sobre ‘O presente, o amanha e a história’ – Quiloa 20 anos no maracatu. O evento, que ocorre até o próximo domingo (28), traz em sua programação vivências, rodas de conversa, lançamento de livro, apresentações musicais e termina com o tradicional cortejo do Quiloa pelas ruas do Centro Histórico de Santos.

“Em 2024, o Quiloa vem com o desejo de pensar sobre o impacto de sua trajetória, no cenário cultural, nos espaços públicos. Além disso, vamos refletir sobre o legado herdado, as colaborações à comunidade da Baixada Santista e as manifestações culturais pelo Brasil afora”, apontam os organizadores Simone Santos (Rainha) e Felipe Romano (Mestre).

Antes da abertura oficial, aconteceu um esquenta com o ‘Ensaio Aberto do Quiloa’, na noite desta quarta-feira (24), no Beco do Quiloa (Rua Itororó com General Câmara – Centro).

Na quinta-feira (25), primeiro dia da Mostra, ocorre a ‘Vivência Maracatu Mirim’ (para crianças), das 15h às 16h30, no espaço Juan Manoel Serrano, o popular Queijo, no piso térreo do Teatro Municipal Braz Cubas (Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias). Mais tarde, às 20h, é a vez da banda Afrika Família (grupo formado por integrantes e amigos do Quiloa) se apresentar com a participação do ogã, percussionista e cantor Sapopemba, dando aquele axé no Teatro Rosinha Mastrangelo (Av. Pinheiro Machado, 48).

Nino da Xambá abre a programação de sexta-feira (26), às 17h, com a ‘Vivência da Xambá (coco e samba de terreiro), no Teatro Rosinha. Nino ainda comanda a Roda de ‘Coco da Xambá’, atração no Queijo. O sábado (27) tem início com a roda de conversa ‘Exu matou uma pássaro ontem com uma pedra que só jogou hoje’, com Paulo Perê (professor de Sociologia com especialização em EJA pelo IFSP e mestrando em Educação pela PUC-SP) e Vitor da Trindade (músico, doutorando em musicologia pela Universidade Franz Liszt, da Alemanha e mestre em Etnomusicologia pela ECA-USP). O painel, que tem mediação
da Rainha do Quiloa Simone Santos, Princesa do Quiloa Tami Taguiná e coordenadora da dança do Quiloa Vanessa Rego, é realizado a partir das 15h, no Queijo.

Mais tarde, às 16h30 tem o lançamento do Livro de Vitor da trindade ” O Ogan Alabê Sacerdote e Musico”, 16h45, no mesmo local, rola o Batuque Baque Coletivo, atividade musical percussiva aberta ao público em geral. Na sequência, às 18h45, o espaço recebe ‘DJs Zimba a festa, 19h o desfile ‘Quiloa Beleza Negra’. O cantor, compositor e multi-instrumentista Sérgio Pererê encerra a noite, às 20h, com seu show no Teatro Rosinha.

No domingo (28) o Centro Histórico de Santos é palco do encerramento da mostra com o tradicional Cortejo do Maracatu Quiloa. A concentração ocorre na Praça Mauá, às 16h, e o dia contará ainda com as apresentações das DJs Discolada e Dani Castor, Aldeia Tabaçu e dos tambores da sorte do Ilù Ire.

Toda programação é gratuita, mas para as atividades que ocorrem no teatro é preciso retirar ingressos no site Sympla. Mais informações sobre as atividades no Instagram @quiloamaracatu ou no site do Maracatu Quiloa (www.quiloa.com.br/2024).

Confira a programação:

Dia 25 – Quinta-feira

Polo Municipal (Palco Queijo)

15h-16h30 – Vivência Maracatu Mirim (atividade para crianças) –

Polo Municipal (Teatro Rosinha)

20h – Abertura oficial com show do Áfrika Família e participação especial de Sapopemba

Dia 26 – Sexta-feira

Polo Municipal (Teatro Rosinha)

17h – Vivência da Xambá (Coco e samba de terreiro) – ministrada por Nino da Xambá

Polo Municipal (Palco Queijo)

20h – apresentação: Roda de Coco com Nino da Xambá – ( aberto ao publico, não
necessita de retirada de ingressos)

Dia 27 – Sábado

Polo Municipal | Sala do Miss

15h às 16h30 – Roda de conversa: “Exu matou um pássaro ontem com uma pedra que só
jogou hoje” Combate ao racismo na escola – convidados: Paulo Perê e Vitor da Trindade –
com mediação de Simone Santos, Tami Taguiná e Vanessa Rego

Polo Municipal

16h30 – Lançamento de livro – Vitor da Trindade ( palco do Queijo)

16h45 – Baque coletivo (em frente ao palco do Queijo)

18h45 – DJs Zimba a Festa ( palco do Queijo)

19h – Desfile ‘Quiloa Beleza Negra’ ( palco do Queijo)

20h – Show: Sérgio Pererê – (Teatro Rosinha)

Dia 28 – Domingo

16h – Polo Mauá (Praça Mauá)

DJ Discolada

Aldeia Tabaçú

Cortejo Quiloa 20 anos

DJ Dani Castor

Apresentação: Ilù Ire

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.