Laboratório com tecnologia europeia é mais um diferencial do curso de Engenharia Mecânica da Unisanta

Por Unisanta em 04/03/2023 às 08:00

Reprodução/Unisanta
Reprodução/Unisanta

O laboratório mais atualizado de Engenharia do Brasil na área de Pneumática. É assim que podem ser definidas as novas instalações do Complexo de Laboratórios de Engenharia Mecânica Antonio de Salles Penteado da Universidade Santa Cecília, que serão entregues, após modernização, no próximo dia 7 de março, às 11h, em cerimônia a ser realizada no Consistório da Instituição.

A reforma ocorreu graças à parceria com a multinacional italiana AIGNEP, presente em mais de 100 países. Foram contemplados, além do Laboratório de Pneumática, os Laboratórios de Usinagem e Soldagem, que receberam aparelhagem de última geração, com tecnologia europeia. Muitos desses equipamentos nem alcançaram a indústria brasileira, o que trará ao aluno experiência única com situações reais do dia a dia da profissão.

De acordo com Renato Dall’Amico, gerente-geral da AIGNEP, os 60 anos de tradição da Unisanta foram um diferencial na escolha da Instituição para o investimento. “A Unisanta é uma universidade de tradição. Nós conhecemos o tipo de profissional formado na Universidade Santa Cecília, um engenheiro diferenciado, além de dominar a parte técnica e teórica é um cara prático, um cara de solução”.

Sobre os novos equipamentos, o gerente-geral da AIGNEP afirma que os laboratórios de automação instalados, sejam de uma escola técnica ou de uma universidade, são focados no conceito básico da automação industrial pneumática e muitas vezes o profissional finaliza a graduação sem saber o que está acontecendo no mercado. “O grande diferencial deste laboratório é que nós mesclamos o conceito básico com o que temos na indústria agora. Nós temos produtos que estão sendo colocados neste laboratório e que foram lançados pela nossa empresa este ano, por exemplo”.

Para o Diretor de Relacionamento com Empresas, Prof. Dr. Rafael Pedrosa, a parceria é item fundamental para uma educação integrada de um mercado de trabalho com instituição de ensino e iniciativa privada trabalhando juntas por uma formação que entregue o aluno melhor preparado para os desafios encontrados no mercado.

“Por meio desta parceria, os alunos vão se deparar com equipamentos de última geração antecedendo inclusive equipamentos que ainda nem alcançaram a indústria brasileira. Nosso laboratório será o mais moderno uma vez que ele vai ter tecnologia europeia que ainda nem se encontra muitas vezes em empresas do mercado nacional. Isso vai colocar os nossos alunos um passo à frente”, conclui Pedrosa.

De acordo com o coordenador de Engenharia Mecânica da Unisanta, Prof. Dr. Carlos Alberto Amaral Moino, a automação pneumática é uma das principais tecnologias da automação industrial e responsável pelos principais movimentos nos processos de manufatura. “A atualização acontece com uma importante empresa europeia que é referência na área. Para os alunos será uma atualização tecnológica importante que pode abrir portas em quaisquer empresas e processos industriais”.

Ainda segundo Moino, a produção, secagem, filtragem e distribuição de ar comprimido fazem parte do “processo vilão” nos custos de energia nas plantas industriais. Produzir ar comprimido com redes bem executadas, eficientes e bem projetadas faz a diferença inclusive na qualidade e nos custos dos produtos. “Na automação, o laboratório permitirá que os alunos entendam as fases automação mecânica, eletropneumática e com os atuais processos automatizados com controladores lógicos programáveis. É um grande avanço e uma importante atualização de nossos laboratórios”.

Sobre os processos que poderão ser simulados nesses equipamentos, Pedrosa completa: “Será possível simular todo sistema de linhas pressurizadas para as mais diversas finalidades, como plantas industriais, problemas reais encontrados no mercado de trabalho, sobretudo na área que compreende a engenharia mecânica, em toda sua amplitude no mercado industrial e até mesmo portuário”.

A melhorias também serão realizadas nos laboratórios de usinagem e soldagem que passam pela troca da tubulação mais modernas e seguras. A instalação de um novo compressor mantém toda a linha pressurizada do Complexo de Laboratórios de Engenharia Mecânica da Unisanta, totalmente atualizada, que interfere diretamente no desempenho de todas as atividades exercidas nestes laboratórios. A identidade visual também foi readequada e agora remete à área que o aluno está estudando, o que fará o aluno se sentir mais próximo do ambiente industrial.

“Estes investimentos possibilitam estarmos na vanguarda com elementos tecnológicos cada vez mais adequados àquelas perspectivas de futuro que temos dentro do Complexo Educacional e também do mercado de trabalho”, finaliza Rafael Pedrosa.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.