Ação promove conscientização com testes rápidos de HIV em Santos

Por Santa Portal em 15/12/2024 às 13:00

Carlos Nogueira/Divulgação Prefeitura de Santos
Carlos Nogueira/Divulgação Prefeitura de Santos

A Secretaria Municipal de Saúde de Santos (SMS) realizou mais uma edição do programa ‘Fique Sabendo’ na Cidade. A ação ocorreu neste sábado (14), na Praça das Bandeiras, no Gonzaga, em alusão ao Dezembro Vermelho, mês dedicado à conscientização do diagnóstico precoce da Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis.

Aproximadamente 15 testes gratuitos foram realizados, sem nenhum reagente, utilizando uma gota de sangue retirada do dedo, similar ao exame de glicemia. O diagnóstico ficava pronto em 20 minutos e era entregue de forma privada e confidencial por uma equipe do Centro de Controle de Doenças Infectocontagiosas (CCDI), presente para realizar os procedimentos. Caso o teste fosse positivo, o indivíduo seria encaminhado ao Serviço Especializado de Atendimento para o acompanhamento adequado.

Além dos testes, a ação também contou com a distribuição de materiais informativos, como folhetos sobre os testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis e a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP). Preservativos masculinos e femininos foram disponibilizados, e os munícipes puderam esclarecer dúvidas sobre os serviços de tratamento oferecidos na Cidade.

Santos, que foi pioneira no combate ao HIV/Aids no Brasil, registrou em 2024 um total de 68 novos casos de HIV e 53 pessoas diagnosticadas com Aids. A SMS oferece testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais em todas as policlínicas do Município.

“Dezembro é um mês dedicado à luta contra o HIV/AIDS, sendo o dia 1º o Dia Mundial de Conscientização. Mas, ao longo deste mês, nossa equipe promoveu diversas ações de sensibilização, testagem, além da distribuição de materiais para a população. Hoje, realizamos a última iniciativa programada do Fique Sabendo, mas o Município disponibiliza serviços e atendimentos durante todo o ano”, afirmou Thayna Araújo, chefe da Seção de Atenção Especializada (SAE).

O tratamento do HIV é feito com antirretrovirais (ARVs), medicamentos que controlam a replicação do vírus. A Terapia Antirretroviral (TAR) combina pelo menos três medicamentos de diferentes classes para garantir maior eficácia e evitar resistência ao tratamento.

O principal objetivo é alcançar uma carga viral indetectável, o que significa que a quantidade de HIV no sangue é tão baixa que não pode ser detectada, impedindo a transmissão do vírus. O acompanhamento médico é fundamental para ajustar o tratamento conforme necessário e monitorar possíveis efeitos colaterais.

É essencial adotar medidas preventivas, como o uso de preservativo durante as relações sexuais, realizar testes periódicos de HIV e evitar o compartilhamento de agulhas e seringas, visto que o vírus é transmitido pelo sangue.

A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) é uma alternativa para pessoas com maior risco de contrair o vírus, proporcionando uma proteção extra. Em situações de exposição, a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), iniciada dentro de 72 horas após o contato, pode prevenir a infecção.

Em Santos, os cuidados relacionados ao HIV, incluindo diagnóstico, proteção e tratamento, são oferecidos na Coordenadoria de Controle de Doenças Infectocontagiosas, situada na Rua Constituição, 556 – Vila Mathias. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.