Novo canal na Cidade Náutica vai melhorar escoamento e prevenir enchentes em São Vicente

Por Santa Portal em 30/06/2024 às 19:00

Divulgação/Prefeitura de São Vicente
Divulgação/Prefeitura de São Vicente

Prestes a ser concluído, o novo canal da Avenida Eduardo Souto, no bairro Cidade Náutica, em São Vicente, melhorará o escoamento das águas nos dias de chuva, visando reduzir a incidência de alagamentos em aproximadamente 80% nas regiões da Náutica, Pompeba, Vila Fátima, entre outros. Para isso, também são necessárias intervenções externas ao canal.

A via já vai ganhando cara nova, com intervenções – realizadas pela empresa Macterra – que causam grande impacto visual e no dia a dia, tendo em vista que a reestruturação do canal (executada pelo consórcio DP Barros, com fiscalização do DAEE-SP) já está em seu último trecho de execução – entre as ruas Stélio Machado Loureiro e Cuiabá. A urbanização já foi concluída entre as ruas Frei Gaspar e Walt Disney. 

As melhorias estruturais impactarão não só no combate às enchentes, mas, também, para um trânsito mais fluido. Em um dos trechos contemplados, encontra-se a Unidade Educacional (UE) Jacob Andrade Câmara, escola que tem passado por uma verdadeira transformação, com telhas termoacústicas, novas quadras cobertas, climatização, revestimento interno e externo, entre outros. As intervenções urbanas acompanharão a revitalização da unidade, melhorando os acessos e proporcionando dignidade.

“O cenário era triste, de abandono. Você andava pelas ruas e não via esperança. Sei que temos inúmeros problemas em diversos bairros, mas estamos chegando com melhorias em todas as regiões. O investimento em infraestrutura é diário e trará grandes mudanças para a Cidade e para o vicentino, que merece viver com dignidade”, ressalta o prefeito Kayo Amado.

O maior projeto de combate às enchentes da história de São Vicente é composto pela obra do canal, a reurbanização da via e a instalação de sete conjuntos de comportas em regiões tradicionalmente afetadas pelas chuvas e alta da maré (Avenida Castelo Branco, Pompeba, Dique das Caixetas, Rio dos Bugres, Sambaiatuba e Jóquei Clube). A instalação das comportas contém pouco mais de 15% dos serviços concluídos.

O investimento é fruto de articulação entre Prefeitura e Governo do Estado, que destinou R$45 milhões para drenagem, sendo R$25 para o revestimento do canal da Eduardo Souto e implantação das comportas. “Nossa condição financeira inviabiliza grandes execuções, mas, como prefeito, meu papel é lutar pelo vicentino e buscar soluções. Esse projeto é bastante significativo para mim. Nada saía do papel na Cidade quando o assunto era combate às enchentes. Hoje isso é uma realidade. Quem passa pela Avenida Eduardo Souto já depara com o impacto. Sei dos desafios que muitos enfrentam nos dias de chuva e alta da maré, mas estamos investindo para amenizar isso”, concluiu Kayo Amado.

A Administração Municipal acompanha, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), casa passo da obra.

São Vicente também está em tratativas para a criação do programa ‘Rios Vivos Baixada’, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo cujo objetivo é desassorear os rios e canais dos nove municípios da Baixada Santista. O pedido foi formalizado junto ao Condesb.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.