Moradora de São Vicente recebe alta e família pede ajuda para cuidados em casa

Por Beatriz Pires em 11/08/2025 às 05:00

Divulgação
Divulgação

Após cinco meses internada, Eunice Ferreira, 50, moradora do bairro Jardim Rio Branco, em São Vicente, recebeu alta médica mesmo sem conseguir andar. Ela estava hospitalizada no Hospital Vicentino, aguardando uma cirurgia para troca de prótese, que está danificada. A família agora busca apoio para adquirir fraldas e outros itens essenciais para os cuidados em casa.

O marido de Eunice, José Ferreira, relata que, no momento da internação, não houve um diagnóstico definido e reclama da falta de atenção médica em momentos em que o quadro de saúde se agravou.

Segundo a Secretaria de Saúde de São Vicente (Sesau), Eunice foi internada com diagnóstico de infecção urinária e pneumonia, condições agravadas pela obesidade. Em nota, o órgão informou que a paciente recebeu todos os cuidados necessários até a estabilização do quadro clínico e, então, foi encaminhada para continuar o tratamento domiciliar.

A paciente está sendo acompanhada pelo programa Melhor em Casa, que, de acordo com a Sesau, realizou seis visitas entre os dias 30 de maio e 21 de julho, incluindo atendimento com fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo. A secretaria também esclareceu que Eunice foi incluída no Sistema Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), por meio do Departamento Regional de Saúde IV (DRS IV), e está atualmente assistida pela Santa Casa de Santos, onde segue em tratamento ambulatorial.

A cirurgia ortopédica para troca da prótese segue sendo aguardada pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Em nota, a prefeitura informou que a fila está em andamento e que os procedimentos são realizados por ordem de prioridade, considerando pacientes internados e domiciliados. Atualmente, são feitas cerca de 43 cirurgias ortopédicas por mês.

Com a prótese danificada e o peso corporal elevado, Dona Eunice não consegue se locomover e permanece acamada, dependendo integralmente dos cuidados do marido. Sem estrutura adequada, a família pede doações de fraldas, lenços umedecidos, pomadas e medicamentos. Quem quiser ajudar pode entrar em contato pelo telefone (13) 97410-3387 ou realizar doações em dinheiro via Pix pela chave (13) 99677-8109.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.