Dia do Amigo: Jovens mantêm amizade há seis anos mesmo em países diferentes

Por Alanis Ribeiro em 20/07/2023 às 21:00

Reprodução/Acervo Pessoal
Reprodução/Acervo Pessoal

Para celebrar o Dia do Amigo, comemorado hoje (20), o Santa Portal conversou duas amigas, a estudante de psicologia Kylie Victoria, de 20 anos, que reside no Reino Unido, e a gerente de cafeteria Lívia de Lima, de 20 anos, moradora de São Vicente. Ambas mantêm há seis anos uma amizade à distância.

Kylie Victoria e Lívia de Lima se conheceram em 2016, enquanto as duas estudavam no ensino fundamental na Escola Estadual Albino Luiz Caldas, em São Vicente. Por manterem amizades em comum, o contato entre elas se tornou inevitável, e após alguns meses, se tornaram grandes amigas.

A estudante de psicologia teve um papel de extrema importância na vida de Lívia, quando a ajudou no processo de autoaceitação de sua sexualidade, onde sempre esteve ao lado da amiga dando todo o apoio e suporte para se assumir aos amigos e aos familiares.

Kylie nasceu no País de Gales, no Reino Unido, veio ao Brasil, ainda criança, para morar com a sua avó Wilma, e apesar da distância de sua cidade de origem, conseguia conciliar as visitas ao seu país.

“Minha última visita fiz aos 15 anos, e havia decidido que iria me mudar de vez, mas infelizmente fiquei somente quatro meses e vi que não estava preparada, então retornei para o Brasil”, declara Kylie Victoria.

Independente das idas e vindas, das diversas mudanças de decisões, sua amizade com Lívia Lima se fortalecia cada vez mais. E, aos 16 anos, em busca do sentimento de pertencimento, decidiu retornar para morar no Reino Unido, e se reconectar novamente com as suas raízes, a história de seus pais.

“A partir do momento que contei para a Lívia que iria me mudar, não nos desgrudamos um segundo, sempre que nos viam juntas estávamos abraçadas. Um dia antes da viagem, minha mãe foi me buscar na escola, e ela fez questão de me acompanhar até o último segundo para se despedir”, acrescenta.

Quando chegou ao Reino Unido, Kylie se deparou com grandes dificuldades, pois apesar de ser fluente na língua inglesa, sofreu bullying pelo seu sotaque. Além disso, enfrentou um desafio ainda maior, estar em um país onde conhecia somente sua família.

“A Lívia sempre soube o quanto eu sofri nessa adaptação, nos falávamos todos os dias, mesmo com a diferença de fuso horário”, diz.

No Brasil, apesar da tristeza, Lívia, também estava muito feliz por ela, pois sabia que seria uma grande oportunidade para sua melhor amiga alcançar seus objetivos.

“Independente da distância, sempre vou me importar ao máximo com ela, e mesmo se ficarmos sem nos falarmos seja um dia, um mês ou até mesmo um ano, o que é muito impossível de acontecer, a nossa sintonia sempre será a mesma”, declara Livia de Lima.

Segundo ela, não terá com mais ninguém a conexão que foi criada com a sua melhor amiga, pois foi baseada na confiança, espontaneidade, e respeito mútuo. Quando perceberam, uma já fazia parte da vida da outra. Até porque, Livia foi a prioridade na lista de amigos que a Kylie visitou assim que chegou ao Brasil, na visita feita em 2022, última vez que se viram pessoalmente.

Atualmente, embora a correria do dia a dia e a diferença de quatro horas no fuso horário entre os países, a amizade de ambas permanece a mesma. Ao decorrer de suas rotinas, se esforçam o máximo para conseguirem fazer parte da evolução de cada, principalmente em ocasiões especiais sempre tentam conversar uma com a outra.

Agora, as amigas sonham com o reencontro no País de Gales, onde possam passar um tempo juntas, após esse período longe uma da outra.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.