Guarda Ambiental resgata papagaio que teve penas das asas cortadas em São Vicente
Por #Santaportal em 09/05/2020 às 12:34
SÃO VICENTE – A Guarda Civil Ambiental de São Vicente resgatou um papagaio-verdadeiro em São Vicente. A ave estava com as penas das asas cortadas quando foi salva pelos guardas ambientais.
Segundo informações da Guarda Civil Ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Animal foi acionada por uma moradora da Rua Anadir Dias de Carvalho, no bairro Jockey Clube. Ela relatou para a Guarda Ambiental que o papagaio havia caído em seu quintal.
Quando chegaram ao local, os guardas constataram que as penas das asas tinham sido cortadas, o que comprova que a ave estava sendo criada em cativeiro.
O papagaio será encaminhado para o CEPTAS (Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Selvagens) em Cubatão, onde passará por avalição clínica e reabilitação até sua destinação final.
O papagaio-verdadeiro habita florestas úmidas, savanas, floresta de galeria, áreas cultivadas com árvores e matas com palmeiras, até 1.600 m.
E devido ao dom da fala, o papagaio-verdadeiro é muito procurado pelos seres humanos para servirem de ave de estimação. De acordo com a Guarda Ambiental, centenas deles são capturados e comercializados ilegalmente o que considerado crime ambiental.
Para resgates e denúncias, a Secretaria do Meio Ambiente e Defesa Animal de São Vicente disponibiliza o telefone (13) 99615-4295 ou GCM 153.

Divulgação/Guarda Civil Ambiental de São Vicente