Governo anuncia investimento de R$ 18 milhões para construção do Instituto Federal de São Vicente
Por Santa Portal em 06/09/2025 às 07:00
O Governo Federal anunicou, nesta quarta-feira (3), o investimento de R$ 18 milhões para a construção do Instituto Federal em São Vicente, no litoral de São Paulo. A unidade será localizada na sede do antigo Centro de Convenções (Avenida Capitão Luiz Pimenta – Parque Bitaru).
Com a assinatura da Ordem de Serviço emitida, as tratativas avançam para a posterior realização das obras do equipamento. O espaço trará oportunidades a mais de 1,8 mil pessoas, com cursos técnicos, superiores e de pós-graduação.
Também no encontro, foram divulgados os três eixos que irão compor a grade de cursos do Campus São Vicente: Informação e Comunicação, Ambiente e Saúde e Gestão e Negócios. Posteriormente, haverá a divulgação dos cursos. A decisão é de encargo do Ministério da Educação (MEC), tendo contado com apoio da população através de consulta pública.
O prefeito Kayo Amado (Podemos) justificou a escolha da sede no prédio do antigo Centro de Convenções. “Era um local que estava abandonado. A ideia é promover uma reestruturação de todo entorno, para que os jovens possam trilhar seus caminhos para o futuro, tendo em São Vicente a oportunidade que fui ter em uma cidade vizinha”.
Ex-prefeito de São Vicente, o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte Márcio França destacou a conquista como a realização de um sonho profissional e pessoal.
“Foi aqui que aconteceu a primeira eleição das Américas. O berço da democracia precisava de mais atenção. Queríamos tanto uma universidade em São Vicente. Hoje temos o Campus da Unesp, e, agora, estamos escrevendo uma nova história, com a futura chegada do Instituto Federal. A geração de emprego e o desenvolvimento só acontecem quando você investe na educação”.

Além de promover a assinatura da Ordem de Serviço, o reitor do IFSP, Silmário Batista dos Santos, anunciou que “em breve, teremos concursos para docentes, técnicos administrativos, entre outros, gerando, além de qualidade de vida para os nossos estudantes, oportunidades de trabalho para a população”.
“Toda escola é uma fábrica de oportunidades. O Instituto Federal é mais um degrau para isso. Tudo que desejamos é uma vida melhor para a população. Isso depende de bons empregos, que requerem acesso à qualificação necessária. As futuras gerações irão colher os frutos”, destacou o diretor-geral do Campus São Vicente, Eduardo Antônio Modena.