Doze animais são furtados do Horto de São Vicente; saguis do Orquidário são localizados
Por Santa Portal em 16/10/2024 às 10:00
Doze animais silvestres em risco de extinção foram furtados do Horto de São Vicente no último dia 3, conforme informado pela Prefeitura nesta quarta (16). Dez dias depois, um crime semelhante ocorreu no Orquidário de Santos. O Horto está interditado desde 2020.
De acordo com a Prefeitura de São Vicente, foram furtados dez saguis, um macaco-prego e uma arara. O macaco-prego foi localizado e recuperado na Zona Noroeste de Santos.
A administração informou que está concluindo as medidas jurídicas necessárias e de aprimoramento da segurança no local. O caso já está sendo tratado junto às autoridades policiais.
O Horto Municipal foi interditado em fevereiro de 2020 pela Defesa Civil, em razão de deslizamento de terra em um trecho do parque. Desde então, são realizados acompanhamentos e análises para que o o local seja reaberto completamente.
Crime no Orquidário
Um papagaio e três saguis foram furtados do Orquidário de Santos entre a noite de sábado (12) e a madrugada de domingo (13), quando o local estava fechado. Cinco adolescentes, entre 11 e 14 anos, foram apreendidos pela Guarda Civil Municipal de Santos (GCM) na madrugada terça-feira (15) suspeitos de envolvimento no furto.
De acordo com a Prefeitura, a GCM foi acionada de madrugada para verificar a presença de suspeitos nas imediações de um canal próximo ao Orquidário. Durante a abordagem, um deles confessou sua participação na invasão ao Orquidário. Dois adolescentes foram identificados, com base nas imagens das câmeras de segurança, como os autores do furto dos animais.
Na manhã desta terça-feira (15), o papagaio foi recuperado e devolvido ao Orquidário. Na sequência, a polícia localizou os três saguis furtados do parque municipal e também outros quatro saguis em poder dos infratores. Todos os bichinhos já estão abrigados no Orquidário, onde passam por avaliação veterinária.
Segundo a Prefeitura, os animais recuperados chegaram ao departamento veterinário do Orquidário debilitados e estressados. Por isso, vão ficar em quarentena para recuperar o peso, por meio de alimentação adequada, e também ganhar muito carinho. Dos sete saguis, dois são filhotes, que estão sendo alimentados com seringas, porque a mãe deles (que não fazia parte dos animais antes abrigados no Orquidário) não foi localizada.
O papagaio apresentou um ferimento em um dos olhos, que já foi medicado. A equipe veterinária avalia que todos têm chance de total recuperação para serem integrados à rotina do parque.