Santista Guilherme Maia conquista cinco ouros e brilha no Pan de surdos
Por Santa Portal em 22/11/2024 às 06:00
O nadador santista da Fupes (Fundação Pró Esporte de Santos) Guilherme Maia, de 35 anos, segue mostrando porque há tanto tempo é o maior nome do desporto de surdos brasileiro. Dessa vez, ele brilhou na 6ª edição dos Jogos Panamericanos de Surdos, disputado entre 10 a 17 de novembro, em Canoas (RS). Com cinco medalhas de ouro conquistadas, ele garantiu classificação para a Surdolímpiada 2025, que será em Tóquio, no Japão.
Em Canoas, o nadador da Fupes conquistou a medalha de ouro nas provas dos 100m, 200m e 400m livre, 50m e 100m borboleta. No total, a seleção brasileira de natação teve 17 medalhas: 10 de ouro, seis de prata e uma de bronze, terminando o Pan na primeira colocação.
Em 2023 ele também fez história, se tornando campeão mundial nos 100m, que se somaram a outras cinco medalhas de prata e três de bronze na competição.
O atleta ainda ressaltou que sempre acreditou no seu sonho, principalmente com o suporte de familiares, como sua mãe. “Me sinto honrado em representar tão bem o nosso país. São anos de treinamentos para chegar onde cheguei. Ser campeão do Mundo era o nosso sonho”.
Surdolimpíadas à caminho
O santista vai em busca de sua oitava medalha em Surdolimpíadas. Ele é o único na história do País, entre todas a modalidades, a conquistar uma medalha de ouro, além de uma de prata e cinco de bronze.
Guilherme ainda falou sobre a alegria de voltar a uma surdolimpíadas e ainda ressaltou a necessidade de patrocinadores para Tóquio 2025. “Tem sido dias e dias de muito treinamento na água, físico e mental.
Meu coach Guilherme Monteiro, tem feito de mim um grande atleta. Gostaria de que empresas nos ajudasse com essa Deaflympics em Tokio 2025 com patrocínios e apoiadores, não é fácil você ser referência mundial de surdos, ser campeão olímpico e mundial, e não ser reconhecido como um atleta Paralímpico (surdo não faz parte da Paralimpíadas)”.