No Dia Mundial do Crochê, Prefeitura realiza fim de semana cultural

Por Santa Portal em 12/09/2021 às 15:15

Divulgação
Divulgação

Em comemoração ao Dia Mundial do Crochê, neste domingo (12), a Praça 22 de Janeiro, em frente ao Espaço Multicultural, recebe oficinas de artesanato, exposições, rodas de conversa e inúmeras atividades manuais.  

Com a meta de reunir 30 artesãos – cadastrados pela Prefeitura – a iniciativa da Secretaria de Cultura (Secult) pretende homenagear essa prática milenar e apresentar os seus benefícios.  

Das 14h às 18 horas, os profissionais e munícipes que queiram participar, de forma gratuita, terão a oportunidade de confeccionar quadradinhos para mantas, casacos, sapatos e toucas de bebê. Além disso, poderão partilhar diversas histórias pessoais sobre o tema. Ao final, todos os produtos criados serão doados ao Fundo Social de Solidariedade (FSS-SV).  

No ramo há mais de quatro décadas, Valéria Uchõa, de 53 anos, toma a frente da iniciativa desde 2017 e, neste ano, busca promover a compreensão social sobre o papel do artesanato na vida das pessoas. “É uma prática que gera renda, e é um instrumento de socialização e até terapia. Neste evento, queremos criar, acima de tudo, um ambiente acolhedor.”  

O local também recebe a presença do músico Sandro Oliveira, que apresentará seu repertório de MPB no local.  

Aqueles que quiserem, podem contribuir com as atividades, doando peças como lãs, linhas, agulhas e demais utensílios utilizados no crochê.  

O artesanato é um segmento artístico que contribui na geração de renda de milhares de trabalhadores da cultura pelo Brasil.  Sendo uma das expressões mais antigas da Cidade, o artesanato se fortaleceu a partir da década de 1970 em São Vicente, colaborando com a ocupação de praças, a potencialização de pontos turístico-culturais, e o desenvolvimento econômico local.  

Outras ações voltadas ao artesanato  A partir de 19 de setembro, a Biquinha abrigará a Feira de Fios de São Vicente, que será realizada todos os domingos, das 16h às 21 horas.  

Dando ênfase nos trabalhos vicentinos feitos à mão, a Secult disponibilizou um formulário para inscrições dos profissionais interessados em participar da Feira.

O cadastro deve ser feito pelo link. Vale lembrar também que, aos sábados há a Feira de Artesanato “Calunga Mix”, que funciona das 14h às 18 horas, no Parque Cultural Vila de São Vicente. 

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.