Pepe, o Canhão da Vila, completa 90 anos e terá exposição em sua homenagem no Museu Pelé
Por Santa Portal em 26/02/2025 às 06:00

Quando saía de seu pé esquerdo, especialmente em cobrança de faltas, a bola superava a velocidade de 100 Km/h – tal como o tiro de um canhão. O autor da façanha completou 90 anos nesta terça-feira (25): José Macia, o Pepe, ou o ‘Canhão da Vila’. Mais do que comemorar as nove décadas do lendário jogador do Santos Futebol Clube com um bolo no Paço Municipal, a Prefeitura aproveitou a data para anunciar a exposição em homenagem ao ponta-esquerda.
‘Pepe: 90 anos do Canhão da Vila’ será a atração do Museu Pelé a partir de 8 de abril, ficando em exposição por um ano.
A exposição vai contar a trajetória do maior campeão da história do Peixe, o segundo artilheiro da história do clube (403 gols), só perdendo para Pelé com seus 1.096 gols. Rica em objetos do acervo particular do homenageado, ‘Pepe: 90 anos do Canhão da Vila’ vai abordar fatos de sua carreira vitoriosa como jogador e técnico. A exposição foi idealizada pela equipe do Museu Pelé, com a participação de Gisa Macia, filha do homenageado.
Após encontro com o prefeito Rogério Santos no gabinete, Pepe foi surpreendido com um ‘Parabéns a você’ no Salão Nobre Esmeraldo Tarquínio. E, recebeu de presente um prato com desenhos estilizados de seu rosto da época em que jogava bola e sua fisionomia atual, com o símbolo do Santos FC ao fundo, assinado pelo artista plástico Silmar Silva de Paulo, o Mazinho, com a inscrição “Ao Pepe, Canhão da Vila, o carinho e o reconhecimento da nossa Cidade por seus 90 anos”.
‘Santista de coração’
“Agradeço ao prefeito e a todos vocês por esta homenagem. Santos é minha cidade. Sou santista de nascimento e de coração”, afirmou o bicampeão mundial, que ergueu as Copas do Mundo de 1958 e 1962 vestindo a camisa da seleção brasileira.
O prefeito Rogério Santos citou que é um privilégio para os santistas encontrarem um ídolo pelas ruas da Cidade. “O senhor foi meu ídolo de infância, foi ídolo do meu pai e segue sendo ídolo para muitas pessoas. A exposição é um reconhecimento da Cidade. É uma felicidade imensa para todos podermos realizar esta homenagem”.
Secretário municipal de Turismo, Comércio e Empreendedorismo, Thiago Papa afirmou: “temos muito orgulho dele ser santista, ter nascido em Santos e ter jogado no Santos. Em seus 90 anos, temos a obrigação, como Cidade, de homenageá-lo não apenas como jogador de futebol, mas como pessoa, e pela sua linda família. Ele merece todas as homenagens da nossa Cidade”.
Serviço
Localizado no Largo Marquês de Monte Alegre, 1, Valongo, o Museu Pelé funciona de terça a domingo, das 10h às 17h30. A entrada é gratuita.