Travessia de balsas da região entram em pacote bilionário de investimentos do Governo de SP
Por Santa Portal em 26/02/2025 às 11:00

O projeto de concessão do sistema de travessias hídricas do Governo do Estado de São Paulo prevê o investimento de mais de R$ 1 bilhão em ampliação da capacidade de frota de embarcações, flutuantes e diversas melhorias em infraestrutura terrestre. Na região, as travessias Vicente de Carvalho-Santos, Guarujá-Santos e Guarujá-Bertioga estão incluídas no pacote de investimentos.
Segundo o Governo de SP, o valor inclui a construção de novos terminais e reformas dos já existentes. Já no primeiro ano de concessão, prevista para ser assumida pela iniciativa privada a partir de 2026, as embarcações hoje movidas a propulsão a diesel serão substituídas por novas embarcações, com a conversão para propulsão elétrica nos locais onde a operação e infraestrutura permitam. A previsão é que até o sexto ano de contrato de parceria público-privada todas sejam trocadas.
“É óbvio que a preocupação sinalizada atualmente é a redução do tempo de espera nas filas de travessias para os usuários do litoral centro, litoral norte e litoral sul. Serão adquiridas embarcações com capacidade de até 70 veículos, isso reduzirá de forma significativa o tempo de espera dos passageiros”, enfatiza o presidente da Companhia Paulista de Parcerias (CPP), Edgard Benozatti.
Na parte terrestre, serão instalados novos terminais ou reformados os já existentes, com toda infraestrutura necessária para embarque e desembarque, trazendo um ambiente mais confortável para os usuários. “À medida que os investimentos forem sendo realizados, os usuários observarão as melhorias”, ressalta o presidente da CPP.
Atualmente, o sistema atende em torno de 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos anualmente.
A publicação do edital está prevista para o primeiro semestre de 2025 e o leilão e assinatura de contrato para o segundo semestre de 2025. Será um contrato único que abarcará todas as travessias do estado. A modalidade contratual de concessão patrocinada (PPP) terá duração de 20 anos.